MICHEL FOUCAULT E A PEDAGOGIA DO TEATRO

UM MAPEAMENTO DISCURSIVO

Autores

  • Sidmar Silveira Gomes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1202

Palavras-chave:

Michel Foucault, Pedagogia do Teatro, Poder

Resumo

Este artigo inventaria as interlocuções estabelecidas entre o pensamento de Michel Foucault e as práticas da pedagogia do teatro, a partir de um arquivo constituído por artigos científicos publicados em 68 revistas das áreas das Artes, das Artes Cênicas e da Educação. Constatou-se que grande parte dos textos escrutinados empregam Foucault conceitualmente: disciplina, poder, dispositivo, cuidado de si etc., são conceitos que aparecem como escopo teórico e temático dessas reflexões. Sugere-se, então, uma atenção aos modos procedimentais de Foucault como alternativa aos discursos regulares presentes no campo das práticas teatrais e, consequentemente, para que tais práticas se configurem como formas outras de lutas políticas e de resistência. 

Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

ABEGG, Fabiano Hanauer; LOPONTE, Luciana Gruppelli. O que a docência pode aprender com o teatro: ensaios e movimentos formativos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 600-613, maio/ago. 2018.

ALCANTARA, Celina Nunes de; ICLE, Gilberto. Escrever, incorporar, inscrever-se: práticas de criação de si na formação teatral. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 463-470, set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16600

ANDRÉ, Carminda Mendes. Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 125-141, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982008000200007

ANDRÉ, Carminda Mendes. O que pode a performance na escola? Caderno CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 83-106, jan./apr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168671

AQUINO, Julio Groppa. Foucault e a Pesquisa Educacional Brasileira, Depois de Duas Décadas e Meia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 45-71, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623661605

BOY, Tânia. Estética da existência na formação do professor-artista. Urdimento, n. 11, p. 215-228, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102112008215

CAON, Paulina Maria. Jogos, performances e performatividades na escola: das experiências corporais à problematização de discursos. Caderno CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 107-130, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168673

CHISTÉ, Bianca Santos; SANTOS, Gabriel Tenório dos. Se Essa Rua Fosse Minha...Imagens e Infâncias: mapas, rastros e traços do corpo-criança. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 4, p. 1-23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266076161

CÔRTES, Micael. Portas Entre Abertas: um relato etnográfico a partir de um fazer teatro com pessoas privadas de liberdade – para além do espetáculo... Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 351-376, maio/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266037219

FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266063579

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In.: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 192-217.

GICK, Francisco; PEIXOTO, Gleniana; DIENSTMANN, Gustavo; SILVEIRA, Luan; DE CARLI, Jezebel. Outras rotas: traçados de um mapa à deriva. Revista da Fundarte, ano 14, n. 27, p. 166-183 , jan./jun. 2014.

GOMES, Sidmar Silveira; AQUINO, Julio Groppa. Uma Breve Genealogia do Teatro e Educação no Brasil: o teatro para crianças. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660

GOMES, Sidmar Silveira. Um arquivo sobre teatro e educação: problematizações no campo da invenção. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236104309

GONÇALVES, JEAN CARLOS; GONÇALVES, Michelle Bocchi. Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 67, p. 139-155, jan./fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.56081

GUHA, Ranajit; SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Selected Subaltern Studies. New York: Oxford University Press, 1988.

HARTMANN, Luciana Hartmann; SILVA, Sonaly Torres. Pequenas Resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 19-35, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101342019019

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro? Urdimento, n. 17, p. 73-77, set. 2011.

ICLE, Gilberto; HAAS, Marta. Gesto decolonial como pedagogia: práticas teatrais no Brasil e no Peru. Urdimento, Florianópolis, v.3, n.36, p. 96-115, nov./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103362019096

LEAL, Dodi. Teatro do Oprimido: síntese histórica do Arena ou narrativa de resistência do encontro de Augusto Boal com a pedagogia do teatro? Revista Sala Preta, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 191-202, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p191-202

MACHADO, Roberto. Impressões Michel Foucault. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

MAGELA, André Luiz Lopes. Cognição teatral e educação. Rascunhos, Uberlândia, v.5, n.3, p. 302-318, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-17

MAGELA, André Luiz Lopes. Exercícios prototípicos para uma educação teatral: uma pedagogia de composições, devir e agenciamentos. Repertório, Salvador, ano 22, n. 32, p. 134-158, 2019a. DOI: https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26519

MAGELA, André Luiz Lopes. Normatividade da cooperação em aulas de teatro. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.34, p. 110-128, mar./abr. 2019b. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101342019110

MELO, Luciana Cezário Milagres de.Desejo deconvívio: uma carta é uma visita. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200109

MORAES, Danielle Rodrigues de. O teatro na escola: a reinvenção do espaço vigiado. Urdimento, Florianópolis, n. 17, p. 47-53, set. 2011. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102172011047

PETERS, Michael; BESLEY, Tina. Introdução. In: PETERS, Michael; BESLEY, Tina (Org.). Por que Foucault? novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 11-24.

ROCHA, Maria de Lourdes Naylor. A dramaturgia da prisão em cena: um experimento teatral na Penitenciária Lemos Brito, no Rio de Janeiro. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200115

RODRIGUES, Janilce. Educação e Teatro na Cadeia: Práticas pedagógicas realizadas no Sistema Penitenciário da Papuda/DF. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200301

SILVA, Emerson de Paula; DUARTE, Álvaro R. M. Liberdade e Criatividade a partir do Teatro na Prisão: Relato de experiência de uma prática teatral com mulheres em situação de cárcere na zona da mata mineira. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200118

SILVA, Eliana Doraci da Silva; MORAES, Dayane Vicente de. Dispositivos disciplinares: uma análise de projetos artísticos na prisão. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200124

SILVA, Tomaz Tadeu da. O adeus às metanarrativas educacionais. In.: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 249-260.

SOARES, Michele. Sob meu teto: memórias embaralhadas em (des)montagem. Rascunhos, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 89-100, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/RR-v1n1a2014-08

SOUZA, Caroline Vetori de. Memórias ao sol: em busca de uma dramaturgia da escuta com mulheres em privação de liberdade. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200114

VIEIRA, Marcílio de Souza. Foucault e a pesquisa educacional em arte. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 19, p. 150-166, set./dez. 2008.

VEYNE, Paul. Foucault, o pensamento, a pessoa. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009.

ZILIANI, Rosemeire de Lourdes M. Escritos e invenções da experiência do Grupo Teatral Cera: outros ditos, outros espaços-tempos. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 717-737, maio/ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p717

ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Invenção da identidade Sul-Mato-Grossense no teatro de uma escola técnica. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 35, n. 2, p. 255-262, jan./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.19067

Downloads

Publicado

31.08.2023

Como Citar

Gomes, S. S. (2023). MICHEL FOUCAULT E A PEDAGOGIA DO TEATRO: UM MAPEAMENTO DISCURSIVO. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–21. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1202

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.