PARA TORNAR-SE UM HOMEM, TORNE-SE UM DEUS
A SUBJETIVIDADE INDÍGENA TUPINAMBÁ EM “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” (2013), DE LUÍS BOLOGNESI
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1559Palavras-chave:
Povos Tupinambás, Apagamento Histórico, Colonialismo Europeu, Antropofagia, Guerras CulturaisResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar as representações da subjetividade Tupinambá presentes em “Uma História de Amor e Fúria” (2013), de Luís Bolognesi, considerando os apontamentos de Fernandes (2006) para a identificação e interpretação destes elementos. A Metodologia utilizada foi a Teoria Semiótica Greimasiana Francesa segundo Barros (2005). Como conclusão, afirma-se que a obra se utiliza da relação binária entre colonizador e colonizado de modo que a cultura indígena apresentada seja descaracterizada e os processos antropológico-culturais da sociedade, em questão, sejam corrompidos por meio do reducionismo e apagamento cultural.
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