CENÁRIO DIGITAL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (RE)SIGNIFICA(AÇÕES) DE UM PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Maria Cecília Silva de Amorim Universidade Federal de Goiás - UFG Secretaria Municipal de Educação de Luziânia
  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Física e Dança Escola de Música e Artes cênicas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/838

Palavras-chave:

Arte-educação, Performance, Cenário Digital

Resumo

Esse artigo objetiva discutir e socializar um recorte da pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena. O projeto vem sendo (re)discutido e (re)significado como prática arte-educativa a partir da atuação de uma contadora de histórias na escola e na internet, lugar de difusão da Arte. As ações de produção de vídeos, lives e podcasts, mesclam a arte, a autoformação e a promoção da leitura. A arte de contar histórias, eminentemente presencial, mantém seu potencial arte-educativo e a personagem revela a professora-artista, redescobrindo a contação de histórias em novos cenários.

Biografia do Autor

Maria Cecília Silva de Amorim, Universidade Federal de Goiás - UFG Secretaria Municipal de Educação de Luziânia

Professora da Educação Básica na rede municipal de ensino, contadora de histórias, Pedagoga(UEG), Especialista em Psicopedagogia (UEG) e Arte-educação Intermidiática Digital (UFG), mestranda em Artes da Cena: dança, teatro e direção de Arte(UFG), membro do LAPIAC-Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena.

Valéria Maria Chaves de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Física e Dança Escola de Música e Artes cênicas

Licenciada em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1988), formação técnica em dança contemporânea e educação somática pela atual Faculdade Angel Vianna (1990). Especializações em educação física adaptada (1994) e recreação e lazer pela Unicamp (1993). Mestrado em Artes pelo IA-Unicamp (1997) e doutorado em educação pela FE- Unicamp (2007). Líder do laboratório de pesquisa interdisciplinar em Arte da Cena - LAPIAC/FEFD/UFG. Membro-fundadora do Fórum de Dança de Goiânia. Editora setorial da revista Pensar a Prática da FEFD/UFG. Coordenadora de estagio e do Pibid/Dança. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás, atua nos cursos de Dança e Teatro, no mestrado em artes da cena na Emac/UFG e desenvolve pesquisas que relacione os processos educacionais e formativos e criação com ênfase nas áreas de arte, educação e escola, história, memória e cultura e os processos interdisciplinares e interartísticos.

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Publicado

30.03.2021

Como Citar

Amorim, M. C. S. de, & Figueiredo, V. M. C. de. (2021). CENÁRIO DIGITAL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (RE)SIGNIFICA(AÇÕES) DE UM PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–19. https://doi.org/10.19179/2319-0868/838

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