CENÁRIO DIGITAL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (RE)SIGNIFICA(AÇÕES) DE UM PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/838Palavras-chave:
Arte-educação, Performance, Cenário DigitalResumo
Esse artigo objetiva discutir e socializar um recorte da pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena. O projeto vem sendo (re)discutido e (re)significado como prática arte-educativa a partir da atuação de uma contadora de histórias na escola e na internet, lugar de difusão da Arte. As ações de produção de vídeos, lives e podcasts, mesclam a arte, a autoformação e a promoção da leitura. A arte de contar histórias, eminentemente presencial, mantém seu potencial arte-educativo e a personagem revela a professora-artista, redescobrindo a contação de histórias em novos cenários.
Referências
BARBOSA, A. M.; PARDO, M. F. Arte na educação: interterritorialidade, interdisciplinaridade e outros inter. Visualidades, v. 3, n. 1, 10 abr. 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/17929 Acesso em: 30 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v3i1.17929
BENJAMIM, W. O Narrador. In: Benjamim, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense,1987.
BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: Tradição e ciberespaço. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
DEWEY, J. A arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIAS, B. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, B. e IRWIN, R. L. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFMS, 2013.
De Figueiredo, V.M.C. e PARDO, T.M.S. Arte sob a ótica da transdisciplinaridade: lugar de descobertas, reinvenções e interações. In: PADILHA, P. R. e ABREU, J. (Orgs). Paulo Freire em tempos de fake news [livro eletrônico]: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
KASTRUP, V. O lado de dentro da experiência: atenção a si mesmo e produção de subjetividade numa oficina de cerâmica para pessoas com deficiência visual adquirida. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 28, n. 1, p. 186-199, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100014&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 20 Jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932008000100014
MACHADO, R. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Editora Reviravolta, Edição rev. e amp. do livro Acordais, 2015.
MATOS, G.A. A palavra do contador de histórias. 2.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
RIBEIRO, S. R. O. e VILAÇA, M. L. C. Tecnologia, Linguagem e Educação a Distância. In: VILAÇA, M. L. C. e ARAÚJO E. V. F. (Orgs.). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016.
SANTAELLA, L. A relevância da arte-ciência na contemporaneidade. In Ramos, L. F.(Org.). Arte e ciências: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012.
SCHERMACK, K. Q. A contação de histórias com arte performática na era digital: convivência em mundo de encantamento. Anais de evento, 2013. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S10/keilaschermack.pdfJun. Acesso em: 12 Jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.