MÚSICA ELETROACÚSTICA E COMPOSIÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1089Palavras-chave:
Educação Musical, Criatividade, Ensino RemotoResumo
A composição musical tem sido vista como uma tarefa para poucas pessoas, ou relacionada ao estudo muito técnico e inacessível. Com base nestes pressupostos, este artigo apresenta a pesquisa que investigou os conhecimentos necessários para a elaboração de músicas eletroacústicas. A metodologia foi qualitativa, do tipo documental, sendo os documentos coletados de uma oficina de composição com música eletroacústica, de forma virtual e síncrona, durante a pandemia da COVID-19, em 2020. Concluiu-se que a composição de música eletroacústica pode potencializar a criatividade, tornando a composição musical mais acessível à realidade brasileira.
Referências
CARRILHO, João Marques. Música eletrônica documenta. São Paulo: Meloteca, 2007.
GÓMEZ, Ángel I. Perez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n. 37, p.7-31, março 1999.
SCHAEFFER, Pierre. Solfejo do objecto sonoro. Paris: Editora GRM, Groupe de Rechereches Musicales, 2007.
SCHAFER, Raymond Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
WIKIPÉDIA. Audacity. 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Audacity>. Acesso em: Acesso em: 5 jan. 2022.
WIKIPÉDIA. Google Meet. 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Meet>. Acesso em: 5 jan. 2022.
WIKIPÉDIA. Plug-in. 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Plug-in>. Acesso em: 5 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Prof., Dra.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.