v. 49 n. 49 (22): ARTE, EDUCAÇÃO E PERFORMANCE

A REVISTA da FUNDARTE número 49, cujas temáticas apresentadas em seus onze artigos e dois ensaios engrandecem a necessidade do ensino e da presença ressonante das artes na vida de todas as pessoas. Seja através da dança contemporânea e o seu papel como arma social; nas artes visuais, no teatro e na música por meio das histórias de vida e como são afetadas pelo fazer artístico; no teatro contemporâneo através da multiplicidade de estéticas e das vozes que ecoam no momento de fala e escuta; da música eletroacústica e do seu recurso composicional como meio de ensino e aprendizagem; no desafio do ensino inclusivo das artes no período pandêmico em especial nos espaços escolares; dentre tantos outros assuntos e transbordamentos teóricos apresentados.

 

Publicado: 07.06.2022

Edição completa

Expediente

Arte da Capa

  • O GIGANTE E A ONÇA

    Cristina Meirose
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1118

Artigos

  • A DANÇA ENQUANTO ARMA SOCIAL MEDIANTE O ATIVISMO ESTÉTICO COREOGRÁFICO DE PEARL PRIMUS

    Maria Consuelo Oliveira Santos
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1086
  • ESCREVER-LER-DANÇAR: PROCESSOS CRIATIVOS E FORMATIVOS EM DANÇA

    Oneide Alessandro Silva dos Santos, Marcelo de Andrade Pereira
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.892
  • ASPECTOS SUBJETIVOS EM LEONILSON algumas possibilidades de análise

    Matheus de Abreu, Barbara Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1066
  • APRENDIZAGENS AO FAZER MÚSICA EM CONJUNTO

    Fernanda Anders Zamin
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1115
  • O ATOR-CRIADOR NO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO: ABORDAGENS SOBRE A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA

    Evandro Hahn Luft, Marcia Berselli
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.842
  • O REAL QUE EMERGE NAS OBRAS AUTOBIOGRÁFICAS CONVERSAS COM MEU PAI E STABAT MATER DE JANAINA LEITE

    Mario Celso Pereira Junior, Caroline Vetori de Souza, Clóvis Dias Massa
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.926
  • MÚSICA ELETROACÚSTICA E COMPOSIÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

    Henrique Pellin, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1089
  • “O PIPOQUEIRO DA FESTA”: PROGRAMAS DE PERFORMANCES EM MUSEUS

    Anna Paula da Silva, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.904
  • PROCESSOS DE CRIAÇÃO E REGISTRO DAS DANÇAS PARA O AUDIOVISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM PANORAMA GAÚCHO

    Fellipe Santos Resende, Daniel Silva Aires
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.847
  • OFICINA DO LIVRO RECICLARTE, UM PROJETO DE ENSINO DA ARTE DURANTE A PANDEMIA

    Claudia Elisete Kellermann
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1056
  • CORPOS EM EXPERIÊNCIA: UMA COREOGRAFIA QUEER

    Rodrigo Lemos Soares, Gustavo Henrique Pereira
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1095

Ensaios

  • RUDOLF LABAN, UM CONVITE À DANÇA: PROBLEMATIZANDO SEUS ESTUDOS NA DANÇA DE SALÃO

    Bruno Blois Nunes
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.920
  • AS SAÍDAS MORAM NAS PALAVRAS? AS SAÍDAS PODEM MORAR NAS PALAVRAS? ESCRITA ENQUANTO ENCONTRO COM MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE

    Caroline Vetori de Souza
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1081

Editorial

  • EDITORIAL

    Fernanda Anders Zamin
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1130