A FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UNIDOCENTES A PARTIR DO CURSO “EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES”

Autores

  • Carolina Cardoso da Silva Rosa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-7204-7292

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1257

Palavras-chave:

Educação Musical, Formação Continuada, Unidocência

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar a motivação das participantes de um curso de Educação Musical para a busca de formação continuada na área e investigar as repercussões que o curso pode ter gerado na sua formação pedagógico-musical. A abordagem foi qualitativa e a pesquisa documental. As fontes de análise foram dois questionários enviados às cursistas. A análise dos dados apontou que a motivação ocorreu devido à necessidade de qualificação na área, às concepções de Educação Infantil e de Educação Musical, às relações pessoais com a Música e por outras formações que já participaram. As repercussões se apresentaram na confiança para trabalhar com a Música, assim como no conhecimento das teorias e a relação das mesmas com as propostas práticas.

Biografia do Autor

Carolina Cardoso da Silva Rosa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, especialista em Educação Musical para professores da Educação Básica pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e aluna do Mestrado Profissional em Educação, linha 2 - Arte em Contextos Educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED, também pela UERGS. Atua como professora contratada na rede municipal de ensino de Joinville - SC, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também já atuou como professora de Educação Infantil e na Secretaria de Educação do município de São Leopoldo - RS.

 

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

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Publicado

04.12.2023

Como Citar

Cardoso da Silva Rosa, C., & Wolffenbüttel, C. R. (2023). A FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UNIDOCENTES A PARTIR DO CURSO “EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES”. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1257. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1257

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