Processos formativos em teatro: estratégias de criação mobilizando o trânsito da atenção no processo criativo

Autores/as

  • Vanessa Corso Bressan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.523

Palabras clave:

Estratégias de criação, Práticas cênicas acessíveis, Atenção.

Resumen

O artigo apresenta a perspectiva de um processo criativo compreendido enquanto formativo, a partir da análise de práticas desenvolvidas por um grupo misto, formado por pessoas com e sem deficiência. O enfoque na diversidade e nas relações estabelecidas entre as funções da cena conduzem a problematizações acerca da exigência de especializações e competências prévias no processo de criação. Destaca-se o trânsito da atenção enquanto um dos mobilizadores do processo, estimulado a partir de estratégias de criação que enfatizam a acessibilidade. Espera-se contribuir com o campo das Artes Cênicas, destacando modos operativos para processos criativos e formativos que evidenciam as diferenças individuais enquanto potência criativa.

Biografía del autor/a

Vanessa Corso Bressan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmica do curso de graduação em Artes Cênicas (Habilitação Atuação Teatral) na Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Iniciação Científica (PEIPSM/PRPGP/UFSM-2017)

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Marcia Berselli - Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM). Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Citas

BARONE, Luciana. Processo colaborativo: origens, procedimentos e confluências interamericanas. In: 20 anos de interfaces Brasil-Canadá. Organizadores: Sérgio Barbosa de Cerqueda, Lícia Soares de Souza, Ana Rosa Neves Ramos, Elmo José dos Santos. Salvador: EDUFBA: ABECAN, 2011.

BEAUCHAMP, Hélène; LARRUE, Jean-Marc. Les cycles Repère: entrevue avec Jacques Lessard, directeur artistique du Théâtre Repère. In: L'Annuaire théâtral: revue québécoise d’études théâtrales, Numéro 8, automne, p. 131-143, 1990. DOI: https://doi.org/10.7202/041114ar

BERSELLI, Marcia. Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BERSELLI, Marcia; SOLDERA, Natália. Funções flutuantes e o artista multidisciplinar. Paper apresentado em: Ciência, desenvolvimento, sociedade. X Salão de Ensino UFRGS; 20 a 24 de outubro de 2014, Porto Alegre.

BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

DUBATTI, Jorge. Cartografía Teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.

GROTOWSKI, Jerzy. [Maio, 1969]. A voz. In: FLASZEN, L e POLLASTRELLI, C. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, p. 137-162, 2010.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. Revista Sala Preta. São Paulo, v. 3. p. 09-19, 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v3i0p9-19

NELSON, Lisa. Before your Eyes: seeds of a dance practice. Contact Quarterly Dance Journal, New York, v. 29, n. 1, p. 01-05, Winter/Spring, 2003.

NETO, Francisco de Assis Gaspar. Atenciografia do Corpo: interseções entre Lisa Nelson e Gilbert Simondon a partir de um fragmento de relato. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 205-221, jan./abr, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266063641

SILVA, Hugo Leonardo da. Desabituação compartilhada: Contato Improvisação, jogo de dança e vertigem. Valença: Selo A Editora, 2014.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. [Tradução de Pontes de Paula Lima]. 16ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Publicado

28/06/2019

Cómo citar

Bressan, V. C., & Berselli, M. (2019). Processos formativos em teatro: estratégias de criação mobilizando o trânsito da atenção no processo criativo. Revista Da FUNDARTE, 38(38), 46–62. https://doi.org/10.19179/2319-0868.523

Artículos similares

<< < 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.