O QUE ESTAMOS FAZENDO?

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM ATOR-VIDEOMAKER DURANTE/EM ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Diego de Medeiros Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Diordinis Baierle dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Sidnei Mauro de Melo Junior Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1193

Palavras-chave:

Processo Criativo, criação em ciclos, ator-videomaker, teatro em pandemia

Resumo

O período de isolamento social, devido a pandemia mundial de Covid-19, exigiu dos artistas da cena a investigação de novos procedimentos de criação que possibilitassem a continuidade de seus trabalhos. Neste texto, pesquisadores do xxxx (XXXX) expõem reflexões acerca do trabalho “O Que Estamos Fazendo?” - processo criativo desenvolvimento em ambiente domiciliar mediante um estrito diálogo com recursos audiovisuais.  Expõe-se o modo como o grupo explorou a abordagem de criação em ciclos - Cycles Repère - desenvolvida por Jacques Lessard, e as Tarefas ou Scores, proposta de trabalho de Anna Halprin. A partir de análise e exposição dos materiais desenvolvidos por um dos atores do trabalho, chega-se à figura do ator-videomaker resultante das funções desempenhadas pelo ator ao longo da criação, bem como dos processos de hibridização entre teatro e tecnologias audiovisuais.

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Marcia Berselli - Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq).

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Teatro.  Professor do Departamento de Artes Cênicas (DAC), Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ator e diretor teatral.

Diordinis Baierle dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Iniciação Científica junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq). Artista da cena e professor. 

Sidnei Mauro de Melo Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico em Artes Cênicas - ênfase em Direção Teatral - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq). Ator e diretor. 

Referências

BARONE, Luciana. Processo colaborativo: origens, procedimentos e confluências interamericanas. In: CERQUEDA, S. B.; SOUZA, L. S.; RAMOS, A. N.; SANTOS, E. 20 anos de interfaces Brasil-Canadá. Salvador: EDUFBA: ABECAN, 2011. Disponível em: <http://www.anaisabecan2011.ufba.br/Arquivos/Barone-Luciana.pdf>. Acesso em 28 mar., 2021.

BARRAZA ELESPURU, Ernesto. Un teatro para la pandemia: alternativas para la creación escénica en tiempos del nuevo coronavirus en el Perú, a propósito del proyecto virtual «Sin filtro» del Teatro Británico. Desde el Sur, Lima, v. 12, n. 1, p. 263-284, 2020. Disponível em: https://revistas.cientifica.edu.pe/index.php/desdeelsur/article/view/647/669. Acesso em: 04 de ago., 2021 DOI: https://doi.org/10.21142/DES-1201-2020-0016

CODEVILLA, Fernando Franco. Video+Performance: Processos com o audiovisual em tempo real. 2011. Dissertação de mestrado. Artes Visuais. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/5203> Acesso em: 27 de jul., 2021.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.

COLATINO, Talles. Encenações das possibilidades: teatro, imaginário e isolamento. Estudos universitários: revista de cultura, Recife, v. 37, n. 1/2, p. 216-224, dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/249137/0> Acesso em: 27 de jul., 2021. DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249137

CONDE, Rafael. O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. DOI: https://doi.org/10.7476/9786558580126

RACCA, Gustavo B. O quadro, o corpo e o espaço no cinema. Paranoá, [S. l.], n. 24, p. 10–21, 2020. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.03. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29384. Acesso em: 2 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.03

RIBEIRO, Francisco Taunay Costa. Vjing: A Comunicação das Imagens e a Interação Homem-Imagem. 2007. Dissertação de mestrado. Comunicação Social. PUC-Rio. Rio de Janeiro. 2007. Disponível em: <https://www.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0510415_07_pretextual.pdf>. Acesso em: 24 de fev., 2022.

WORTH, Libby; POYNOR, Helen. Anna Halprin. London & New York: Routledge. 2004. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203307922

Downloads

Publicado

27.03.2023

Como Citar

Berselli, M., de Medeiros Pereira, D., Baierle dos Santos, D., & Mauro de Melo Junior, S. (2023). O QUE ESTAMOS FAZENDO? O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM ATOR-VIDEOMAKER DURANTE/EM ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Da FUNDARTE, 53(53). https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1193

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)