TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS: EXPERIÊNCIAS COM O SISTEMA VIEWPOINTS E O ENCONTRO DE CULTURAS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Viewpoints, teatro, surdezResumo
O artigo apresenta práticas desenvolvidas durante o ano de 2016 no Projeto de Extensão “Teatro e dança com alunos surdos IV”. As aulas de teatro com alunos surdos foram desenvolvidas em uma escola municipal de Porto Alegre, utilizando como abordagem metodológica jogos teatrais (BOAL, 2012) e exercícios do sistema Viewpoints (BOGART, LANDAU, 2005). No texto, analisa-se a investigação realizada com o Sistema Viewpoints, os ajustamentos dos exercícios tendo em vista a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) durante as aulas, bem como o modo do estabelecimento de comunicação entre facilitadora ouvinte e alunos surdos na proposição e desenvolvimento das atividades cênicas. A facilitadora do processo, estudante de Licenciatura em Teatro, (re) pensa a sua trajetória enquanto professora de teatro a partir do encontro com a cultura da comunidade surda.
Referências
BERSELLI, Marcia; LULKIN, Sergio Andres. Flexibilização em práticas cênicas: cruzamentos de práticas teatrais e Contato Improvisação em uma aula de teatro com surdos. Seminário Nacional de Arte e Educação. Anais do 24º Seminário Nacional de Arte e Educação: Arte e Educação: Os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/110711>. Acesso em: 20/10/2016.
BERSELLI, Marcia; LULKIN, Sergio Andres; FERRARI, Jonas. Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos: o registro enquanto recurso de pesquisa. Teatro: criação e construção de conhecimento [online], v.3, n.4, Palmas/TO, jan/jun. 2015.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 15ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints book: a pratical guide to viewpoints and composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.
KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura Surda. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de educação. Jan/ Fev/ Mar/ Abr 2002, n. 19, p. 20-28.
SCHALLENBERGER, Augusto. Ciberhumor nas comunidades surdas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SILVEIRA, Caroline Hessel. Humor surdo, línguas de sinais e políticas linguísticas. Actas del VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Linguísticas. Córdoba: Faculdad de Lenguas y Secyt, Universidad Nacional de Córdoba, Asociación de Universidades Grupo Montevideo- Núcleo Educación para la Integración, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.