Navegar o teatro contemporâneo: uma experiência da frustração à autonomia

Autores

  • Fernanda Marilia Gomes da Rocha Doutoranda do PPGAC (UFRGS).
  • Clóvis Dias Massa Professor de Dramaturgia, História do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.521

Palavras-chave:

Espectador, Relação Teatral, Fazer teatral contemporâneo

Resumo

O artigo discorre sobre pressupostos do trabalho do espectador de teatro, encarando este fazer como um ato produtivo. A partir dos avanços dos estudos da semiótica teatral ao longo do século XX, a noção de recepção ganha relevância e os estudos sobre o espectador se mostram cada vez mais refinados.  Neste sentido, o objetivo é buscar princípios fundamentais para a relação teatral na atualidade e analisar que tipo de esforços são requisitados do espectador diante do espetáculo teatral contemporâneo. Este trabalho é fruto de um estudo teórico oriundo da pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS em 2012.

Biografia do Autor

Fernanda Marilia Gomes da Rocha, Doutoranda do PPGAC (UFRGS).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos e bolsista CAPES. Mestra em Artes Cênicas (UFRGS, 2012) com pesquisa intitulada "O Hábito Habitável: a experiência de ser espectador com alunos de uma escola pública de Porto Alegre" com orientação do Prof. Dr. Clóvis Dias Massa. Graduada em Licenciatura em Teatro (UFRGS, 2007). Trabalha como atriz e pesquisadora nas áreas da Recepção Teatral e Pedagogia do Teatro. Como professora, leciona desde 2008 na rede estadual do RS e em oficinas de teatro e palhaçaria.  

Clóvis Dias Massa, Professor de Dramaturgia, História do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Clóvis Dias Massa é professor associado do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, na área de História do Espetáculo, Dramaturgia e Teoria do Teatro.
Pesquisador no campo da teatralidade, da poética e da estética teatrais, é docente orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS, com a tese Estética Teatral e Teoria da Recepção, e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com a
dissertação O Paradoxo de Criação do Ator na Encenação Teatral. É coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Teatral: História, Dramaturgia e Estética do Espetáculo,
vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. É bolsista CNPq de Pós-doutorado no Exterior, integrante do Groupe de Recherche Sur la Poétique de la Scène
Contemporaine do Institut de Recherches en Etudes Théâtrales, sob a supervisão de Joseph Danan, na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Referências

DE MARINIS, Marco. Comprender el teatro: Lineamentos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Galerna, 1997.

____________. En busca del actor y del espectador: Comprender el teatro II. Buenos Aires: Galerna, 2005.

DESGRANGES, Flávio. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Revista Sala Preta, 2008, n° 8, ECA-USP, São Paulo. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p11-19

____________. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.

FÉRAL, Josette. Teatro, Teoria y Practica: Mas Alla de Las Fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.

GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.

LEHMANN, Hans-Thyes. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

____________. Teatro Pós-Dramático e Teatro Político. tradução de Raquel Imanishi, artigo in Revista Sala Preta número 3, Departamento de Artes Cênicas/USP, São Paulo: 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v3i0p9-19

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 2003.

ROCHA, Fernanda Marília. O Hábito Habitável: a experiência de ser espectador com alunos de uma escola pública de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Downloads

Publicado

28.06.2019

Como Citar

Gomes da Rocha, F. M., & Dias Massa, C. (2019). Navegar o teatro contemporâneo: uma experiência da frustração à autonomia. Revista Da FUNDARTE, 38(38), 33–45. https://doi.org/10.19179/2319-0868.521

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)