O ensino do teatro para a recepção teatral: desafios para o transbordamento do ambiente escolar

Autores

  • Patrícia Gusmão Maciel

Palavras-chave:

Ensino do teatro, recepção teatral, educação

Resumo

Este artigo visa contribuir com as discussões sobre as possibilidades e desdobramentos do teatro presente no currículo escolar como provocador de ressonâncias no cotidiano do estudante, promovendo tanto o próprio fazer artístico como a apreciação do fazer artístico de grupos teatrais, apresentado no espaço teatral. Autores como Flávio Desgranges, Jean Pierre Ryngaert, entre outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais, norteiam as reflexões expostas. O trabalho é baseado na dissertação de mestrado da autora, que entende como essencial a prática artística e pedagógica que é alicerçada também na contextualização e fruição, que podem ser incentivadas no espaço cultural, para além da escola.

Biografia do Autor

Patrícia Gusmão Maciel

Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, com pósgraduação em Gestão Cultural pelo SENACRS e graduação em TeatroLicenciatura pela UFRGS. Atua na área de Artes, principalmente nos segmentos de teatro, educação e formação de espectadores. Desenvolve pesquisa em Pedagogia do Teatro, em especial sobre Mediação Teatral.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. (orientações curriculares para o Ensino Médio, vol. 1).

BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. vol. 6. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/ SEF, 1998.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.

____________________. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2011.

____________________. Mediação Teatral: Anotações sobre o projeto Formação de Público. In: URDIMENTO - Revista de Estudos em Artes Cênicas. UDESC/ PPGT. Vol. 1, nº 10 (Dez 2008). Florianópolis: UDESC/ CEART, 2008.

RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Shakespeare enfarinhado: Teatro, jogo e aprendizagem. São Paulo: Hucitec, 2012.

Downloads

Publicado

30.06.2016

Como Citar

Maciel, P. G. (2016). O ensino do teatro para a recepção teatral: desafios para o transbordamento do ambiente escolar. Revista Da FUNDARTE, (31), P.89-P.106. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/327

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.