O ensino do teatro para a recepção teatral: desafios para o transbordamento do ambiente escolar

Autores

  • Patrícia Gusmão Maciel

Palavras-chave:

Ensino do teatro, recepção teatral, educação

Resumo

Este artigo visa contribuir com as discussões sobre as possibilidades e desdobramentos do teatro presente no currículo escolar como provocador de ressonâncias no cotidiano do estudante, promovendo tanto o próprio fazer artístico como a apreciação do fazer artístico de grupos teatrais, apresentado no espaço teatral. Autores como Flávio Desgranges, Jean Pierre Ryngaert, entre outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais, norteiam as reflexões expostas. O trabalho é baseado na dissertação de mestrado da autora, que entende como essencial a prática artística e pedagógica que é alicerçada também na contextualização e fruição, que podem ser incentivadas no espaço cultural, para além da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Gusmão Maciel

Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, com pósgraduação em Gestão Cultural pelo SENACRS e graduação em TeatroLicenciatura pela UFRGS. Atua na área de Artes, principalmente nos segmentos de teatro, educação e formação de espectadores. Desenvolve pesquisa em Pedagogia do Teatro, em especial sobre Mediação Teatral.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. (orientações curriculares para o Ensino Médio, vol. 1).

BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. vol. 6. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/ terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/ SEF, 1998.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.

____________________. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2011.

____________________. Mediação Teatral: Anotações sobre o projeto Formação de Público. In: URDIMENTO - Revista de Estudos em Artes Cênicas. UDESC/ PPGT. Vol. 1, nº 10 (Dez 2008). Florianópolis: UDESC/ CEART, 2008.

RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Shakespeare enfarinhado: Teatro, jogo e aprendizagem. São Paulo: Hucitec, 2012.

Downloads

Publicado

30.06.2016

Como Citar

Maciel, P. G. (2016). O ensino do teatro para a recepção teatral: desafios para o transbordamento do ambiente escolar. Revista Da FUNDARTE, (31), P.89-P.106. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/RevistadaFundarte/article/view/327