FIOS QUE TECEM MEMÓRIAS

O TEATRO VILA VELHA COMO PALCO DE ACONTECIMENTOS

Autores

  • Marcílio de Souza Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2034-0796
  • Vinício de Oliveira Oliveira Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato/CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v1i1.1758

Palavras-chave:

Teatro, Vila Velha, Memória

Resumo

O Teatro Vila Velha ao longo de sua história se revelou como um centro cultural catalisador de ideias e artistas que, através da construção crítica e visão de mundo humanizada, queria desenvolver na sociedade soteropolitana um teatro que pudesse ser fruído por todas as pessoas daquela cidade, assim como difundir ações artístico-pedagógicas com pessoas fazedoras de teatro; artistas que viam na arte o potencial transformador de realidades e de paradigmas comportamentais e sociais. Muito além de um palco para grandes espetáculos, o Teatro Vila Velha se consolida como um centro pulsante de formação artística e um lar para grupos residentes, contribuindo ativamente para a renovação e diversidade da cena teatral baiana e brasileira. Esse texto tem como objetivo tecer fios de uma memória da cena teatral soteropolitana a partir dos registros documentais do Teatro Vila Velha. Apoia-se metodologicamente na pesquisa qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa documental, do estudo de caso e ex-post-facto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcílio de Souza Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, Brasil

    Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC e PROFARTES da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

  • Vinício de Oliveira Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato/CE, Brasil

    Diretor, Ator, Produtor, Gestor Cultural. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA. Professor Efetivo da Universidade Regional do Cariri. Iniciou sua carreira profissional no Teatro Vila Velha (TVV), onde trabalhou por treze anos. No TVV atuou como ator, diretor de espetáculos, produtor e coordenador de projetos artísticos culturais. Ainda no TVV, dirigiu a A Outra Cia de Teatro, grupo residente, entre os anos de 2004 a 2009, atividade que lhe deu base para desenvolver pesquisas artísticas vinculadas ao trabalho do ator e à encenação contemporânea. Em janeiro de 2010, assumiu a direção do Teatro Vila Velha. Alguns dos espetáculos: O Pique dos Índios ou Espingarda de Caramuru (contemplado com o prêmio Miryan Muniz de Teatro da Funarte em 2008); O Contêiner (contemplado com o prêmio Miryan Muniz de Teatro da Funarte em 2006 e selecionado para a Mostra Oficial do Festival de Curitiba em 2007); Debaixo Dágua em Cima da Areia (Selecionado para o Festival de São Cristóvão, Sergipe, 2006); Arlequim Servidor de Dois Patrões (Indicado como melhor espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro e ganhador do Prêmio de Diretor Revelação de 2004); Remendo Remendo (Indicado como melhor espetáculo infantil pelo Prêmio Braskem de Teatro de 2002). Outros espetáculos foram: A Comédia dos Erros (2012); A Máscara de Téspis (infantil sobre a história do teatro, 2012); Os Dois Ladrões (2007); A Sacanagem da Outra (2007 e 2009); Moringa (encomendado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, 2010); A Ratoeira (2017); O VEntos das Minhas Velas (2021); Touro (2022); Café à Brasileira (2022); Vozes Bárbaras (2025). Entre os anos de 2012 e 2015 atuou como professor de teatro para alunos do ensino infantil, fundamental e ensino médio e como coordenador de projetos culturais em escolas particulares da cidade de Salvador. A partir de 2012 iniciou sua carreira acadêmica como professor no ensino superior em cursos de teatro (bacharelado e licenciatura), atuando na Universidade Federal da Bahia (professor substituto), Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (Professor Efetivo) onde assumiu funções como Chefe de Departamento, Coordenador de Curso e Coordenador de Projetos de Extensão e atualmente é professor da Universidade Regional do Cariri - URCA, onde assumiu a chefia de departamento e a coordenação de projetos de extensão. Atualmente coordena o Projeto Vozes Bárbaras.

Referências

ALVES, Hebe; Oliveira, Vinicio Oliveira; Froes, Camilo. Seminário história do teatro baiano nas décadas de 60, 70, 80 e 90 - mesa década de 1970. Salvador, 2008.

BASTOS, Othon; OVERBECK, Marta. Othon Bastos e Marta Overbeck entrevistados por Marcio Meirelles. Projeto Livro do Vila, Caixa 1998, Acervo Nós Por Exemplo. Teatro Vila Velha, Salvador - BA, 1998.

BIÃO, Armindo. Armindo Bião entrevistado por Liliane Reis. Projeto Livro do Vila, Caixa 1998, Acervo Nós Por Exemplo. Teatro Vila Velha, Salvador - BA, 1998.

CESAR, Ruy, Ruy Cesar Entrevistado por Iza Calbo. Projeto Livro do Vila, Caixa 1998, Acervo Nós Por Exemplo. Teatro Vila Velha, Salvador - BA, 1998.

FONTANA, Felipe; PEREIRA, Ana Carolina Torrente. Pesquisa documental. In: Carlos MAGALHÃES JÚNIOR, Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEÃO, Raimundo Matos de. Escola de Teatro (1956-1964) Repertório eclético sem concessões. Repertório, N°17, p.71-81. Salvador, 2011.

MEIRELLES, Márcio. Marcio Meirelles entrevistado por Marcos Uzel. Projeto Livro do Vila, Caixa 1998, Acervo Nós Por Exemplo. Teatro Vila Velha, Salvador - BA, 1998.

RIBEIRO, Freddy. Freddy Ribeiro entrevistado por Iza Calbo. Projeto Livro do Vila, Acervo Nós Por Exemplo, Teatro Vila Velha, Salvador, 1998.

ROBATTO, Silvio. Silvio Robatto entrevistado por Dani Paiva. Projeto Livro do Vila, Acervo Nós Por Exemplo, Teatro Vila Velha, Salvador, 1998.

ROBATTO, Sonia. BITTENCOURT, Carmem. Sonia Robatto e Carmen Bittencourt entrevistadas por Márcio Meirelles. Projeto Livro do Vila, Acervo Nós Por Exemplo, Teatro Vila Velha, Salvador, 1998.

SEQUEIRA, Bemvindo. Bemvindo Sequeira entrevistado por Márcio Meirelles. Projeto Livro do Vila, Acervo Nós Por Exemplo, Teatro Vila Velha, Salvador, 1998.

SENNA, Virgildásio. Virgildásio Senna entrevistado por Dani Paiva. Projeto Livro do Vila. Acervo Nós Por Exemplo, Teatro Vila Velha, Salvador - BA, 1998.

UNE - União Nacional dos Estudantes. Linha do Tempo. https://www.une.org.br/2011/09/linha-do-tempo acessado em 21/03/2024

Downloads

Publicado

11.03.2026

Como Citar

Vieira, M. de S., & De Oliveira Oliveira, V. (2026). FIOS QUE TECEM MEMÓRIAS: O TEATRO VILA VELHA COMO PALCO DE ACONTECIMENTOS. Revista Da FUNDARTE, 1(1), e1758. https://doi.org/10.19179/rdf.v1i1.1758