TEATRO PARA E COM BEBÉS NA CRECHE

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DO ATOR/PERFORMER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1542

Palavras-chave:

Teatro para e com bebés, Interação, Comunicação não verbal

Resumo

O teatro para e com bebés vem revelando um crescimento significativo, internacionalmente. O presente estudo, desenvolvido em Portugal, explorou a participação de bebés e crianças até aos três anos no teatro, resultando numa nova perspetiva de bebé. Sustentado por uma abordagem de investigação-ação, o estudo envolveu a criação de um espetáculo de teatro para e com bebés e a observação da sua receção em creches. O artigo discute o papel do ator/performer, com foco nos elementos-chave da comunicação e da interação do teatro para e com bebés, partindo de entrevistas realizadas aos atores e à encenadora da companhia de teatro.

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Biografia do Autor

Carla Ribeiro-Cunha, Instituto de Educação - Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutora em Estudos da Criança – Especialidade em Educação Artística. Mestre em Animação Teatral e Licenciada em Educação de Infância. Professora Adjunta no Instituto Europeu de Estudos Superiores, Fafe, Portugal. Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho e Membro Colaborador do CIEC-Uminho (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho), Portugal. 

Carla Pires-Antunes, Instituto de Educação-Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutora em Estudos da Criança – Especialidade em Educação Dramática/Teatro. Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física e Membro Integrado do CIEC-UMinho (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho). Licenciada em Teatro - Formação de Atores pela Escola Superior de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa e Licenciada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Ribeiro-Cunha, C., & Pires-Antunes, C. (2024). TEATRO PARA E COM BEBÉS NA CRECHE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TRABALHO DO ATOR/PERFORMER. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1542. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1542