DE CÁ PRA LÁ - DA SALA DE AULA PARA A CENA PARA O LIVRO
TEATRO, DRAMATURGIA E MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA COM CRIANÇAS E JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1426Palavras-chave:
Teatro, Dramaturgia, Pedagogia do TeatroResumo
De cá pra lá: peças de cá teatro pra lá é uma coletânea que reúne dez peças teatrais escritas e encenadas com crianças e jovens com faixa etária entre seis a quinze anos de idade, em aulas extracurriculares de teatro ministradas pela autora deste trabalho e organizadora da obra entre os anos 2015 a 2019 em Florianópolis/SC. Para esta publicação, são compartilhados procedimentos artísticos que resultaram nestas dramaturgias, as etapas de criação e produção do livro físico e os encontros de mediação artístico-literária que aconteceram durante a distribuição dos exemplares de modo gratuito em escolas públicas, bibliotecas e acervos comunitários da cidade, difundindo e estimulando à escrita, à leitura e ao fazer teatral para todas as idades.
Downloads
Referências
BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. São Paulo: Civilização Brasileira, 1998.
CABRAL, Biange. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: X Congresso da ABRACE, vol. 8, n.1. Anais. São PAULO: PPGADC; UNICAMP, INSTITUTO DAS ARTES, 2007.
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.
FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? 1ª ed. São Paulo: Annablume, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
____________. Pedagogia do oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LACERDA, Júlia Fernandes. De Cá pra Lá: peças de cá teatro pra lá. (Org.). Florianópolis: Editora da Autora, 2023.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. Trad. Cássia Raquel da Silveira. São Paulo: Cosac-Naify, 2009.
SARMENTO, Manoel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, n. 21, 19 nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1467. Acesso em: 28/01/2024 às 21h58.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública. Ilustrações Lucas Nascimento. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. Tradução Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2006.
VIDOR, Heloise Baurich. Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto
literário. 2015 (222 F.) Tese (Doutorado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Júlia Fernandes Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.