v. 44 n. 44 (2021): Poéticas do Isolamento: experiências em arte e educação em tempos de pandemia

A REVISTA da FUNDARTE, intitulada “Poéticas do Isolamento: experiências em arte e educação em tempos de pandemia” reune trabalhos resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas atualizadas na área das artes. Os textos em português e língua estrangeira/espanh/inglês devem ser inéditos, de autores (as) brasileiros (as) ou estrangeiros (as), conforme padrão da REVISTA da FUNDARTE. Para os textos ou ensaios em língua estrangeira serão respeitadas as formatações do país de origem.

Publicado: 15.04.2021

Edição completa

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Lucas Pacheco Brum
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/902

Textos Pandemia

  • CENÁRIO DIGITAL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (RE)SIGNIFICA(AÇÕES) DE UM PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO

    Maria Cecília Silva de Amorim, Valéria Maria Chaves de Figueiredo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/838
  • EDUCAÇÃO E LITERATURA: POR UMA ESTÉTICA DO ISOLAMENTO SOCIAL

    Ana Maria Haddad Baptista
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/844
  • CORPO QUE COLA, CORPO QUE CRIA: ENSAIO-COLLAGE DE UM APRENDER SOMÁTICO EM ISOLAMENTO.

    Gustavo Monteiro Tessler
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/883
  • CORPO-EXPERIMENTAÇÕES: A COMPOSIÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL

    Diewerson do Nascimento Raymundo, Eduardo Guedes Pacheco
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/899
  • PRÁTICAS DA PERCEPÇÃO - PERFORMANCE E ARTIVISMO EM ISOLAMENTO SOCIAL

    Pâmela Fogaça Lopes, Tais Dias Galindo, Rosângela Fachel de Medeiros
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/900
  • Corpos COM(part)ilhados

    Katia Salib Deffaci, Cibele Sastre, Aline da Silva Pinto, Sílvia da Silva Lopes
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/898
  • O PROVISÓRIO, O IMPREVISÍVEL E O REMOTO NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA EM ARTE DURANTE A PANDEMIA

    Carmen Lúcia Capra, Ariberto de Farias Bauermann Filho, Iury de Mello Araujo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/889
  • POLÍTICA DE TAMBORES: TRANSVERSALIDADES QUE MOVIMENTAM UM COLETIVO DE CRIAÇÃO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19

    Francieli Regina Garlet, Vivien Kelling Cardonetti, Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/865
  • CANOA-BACIA: A FALA-ESCRITA DOS PROCESSOS DE COLETIVO DE ARTISTAS EM SALAS DE BATE-PAPO

    Tatiana dos Santos Duarte, Thiago Heinemann Rodeghiero
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/870
  • A EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR E A PEDAGOGIA DO VÍRUS EM TEMPOS DE COVID-19

    Ricardo Henrique Ayres Alves
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/876
  • INSTRUÇÕES POÉTICAS PARA SE RELACIONAR COM OBJETOS COTIDIANOS

    Raphael Junior Almeida Batista, Mariana Silva Da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/882
  • NA SEARA DA PANDEMIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO QUE GERMINARAM E FRUTIFICARAM NO DECORRER DO ENSINO REMOTO

    Patriciane Born, Jéssica Pinheiro, Sandra Rhoden
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/872
  • PESQUISA PANDÊMICA: ELABORANDO CONTÁGIOS POÉTICOS PARA CORPOS DOCENTES, NO CIBERESPAÇO

    Marlise do Rosário Machado, Eduardo Guedes Pacheco, Mariana Silva da Silva
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/896
  • OS FRUTOS NÃO CESSAM DE CRESCER NOS POMARES: APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE ARTE DIANTE DO IMPOSSÍVEL AMANHÃ

    Gessé Almeida Araújo, Miquéias Silva Queiroz
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/846
  • PINTOR E PINTURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

    Antonio José dos Santos Junior
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/857
  • CARMEN GROUP EM ODETE INVENTA O MAR – UM EXPERIMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROCESSO TEATRAL ON-LINE

    Michelle Bocchi Gonçalves, Shéurily Santos da Costa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/855
  • ENTRE ARTE E PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E MEDIAÇÃO TEATRAL

    Sidmar Silveira Gomes
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/836
  • DANÇA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Flavia Pilla do Valle, Vanessa de Ivanoff
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/866
  • PANDEMIA E AS MOTIVAÇÕES SOCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE CIBERDANÇAS NO TIKTOK

    Luiza Chies, Rebeca Recuero Rebs
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/852
  • PROCESSOS DE CRIAÇÃO E REGISTRO DAS DANÇAS PARA O AUDIOVISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM PANORAMA GAÚCHO

    Fellipe Santos Resende, Daniel Silva Aires
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/848
  • RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRANSFORMANDO CASAS EM SALAS DE AULA DE DANÇA

    Alessandra Fernandes Feltes, Denise Siqueira Pacheco, Julia Cofferri Herrmann, Aline da Silva Pinto
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/887
  • A MULHER SOLITÁRIA: EXPERIÊNCIAS EM DANÇA MEDIADAS PELA TECNOLOGIA

    Camila V. Pasa, Kátia Salib Deffaci
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/894
  • ESPECTADOR-RUNNING: RECEPÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO

    Jean Carlos Gonçalves
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/885
  • O ENXERIMENTO: A PRÁTICA DO GRUPO MAGILUTH E O ESPECTADOR EMANCIPADO DE JACQUES RANCIÈRE

    Railson Gomes Almeida
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/849
  • EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM PESSOAS IDOSAS: ALGUNS CONTRAPONTOS NA FERMATA PANDÊMICA

    Estela Kohlrausch, Rodrigo Sacco Teixeira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/888
  • INTERAÇÕES MUSICAIS REMOTAS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DURANTE O ANO DE 2020

    Matheus Kleber
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/853
  • AULAS DE VIOLÃO ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE INSTRUMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

    Mariele Schossler
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/875
  • AULAS DE TROMPETE VIRTUAIS EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19 NO PROJETO ORQUESTRA JOVEM DO RIO GRANDE DO SUL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Isac Costa Soares
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/897
  • EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE MÚSICA NA PANDEMIA: NARRATIVAS SOBRE ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS

    Edilacir dos Santos Larruscain, Ana Lúcia Louro
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/871
  • PANDEMIA, EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: O ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS

    Lucas Pacheco Brum, Marcus Vinícius Silva Magalhães, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Carlos Augusto Pinheiro Souto
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/837
  • A DISCIPLINA DE ARTE NO ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NAS AULAS DE DANÇA DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

    Ana Paula Reis
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/895
  • A MÁSCARA E A GATA: ARTE NA QUARENTENA DE UM PRÉ-ADOLESCENTE

    Johannes Doll, Cláudia Bechara Fröhlich
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/878
  • RELATIONAL PARADIGM OF LIFE NEW MEANINGS AND VALUES FOR LIFE WHEN VIRUSES THREATEN

    Alice Maria Corrêa Medina
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/862