v. 60 n. 60 (24): Dossiê Artes, Comunidades e Educação

A REVISTA da FUNDARTE Dossiê Artes, Comunidades e Educação foi organizada pela equipe da Revista da FUNDARTE e, pela Profa. Drª. Carmen Lúcia Capra (PPGED Uergs) e o Prof. Dr. Leonardo Marques Kussler (PPGED Uergs), com o intuito de reunir artes, educação e comunidades. Nesse viés, buscamos não somente o que é feito para, mas com comunidades, além de abrir espaço para pensar como ‘comunidade’ vem sendo acionada nesse conjunto. Pretendemos destinar atenção para as possibilidades de fundar coletividades, relações de confiança e de implicação mútua entre proponentes (artistas, docentes e discentes) e grupos (em bairros, hospitais, escolas), motivadas por educação e artes. Nesse sentido, interessam à coletânea proposta com dimensões poética, política e educativa não hierarquizadas, que porventura excedam o ensino, a intervenção social, a fruição, o acesso, às artes reconhecidas e as instituições. Desta maneira, o Dossiê visa compartilhar e encorajar a formação de outros imaginários políticos e abrir os protocolos que têm conduzido, de modo mais ou menos evidente, as associações entre educação, comunidades e artes.

Publicado: 08.08.2024

Expediente

  • EXPEDIENTE

    Marco Tulio Schmitt Coutinho
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1564

Editorial

  • EDITORIAL

    Carmen Lúcia Capra, Leonardo Marques Kussler
    e1566
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1566

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

  • COMUNIDADE E ESCOLA POSSIBILIDADES DE RELAÇÕES

    Carine Betker
    e1435
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1435
  • A DESOBEDIÊNCIA COMUNAL ENTRE ARTE, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

    Leonardo Marques Kussler
    e1406
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1406
  • DANÇA E ANCESTRALIDADE EM UM PROCESSO DE CRIAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COMUNIDADE

    Giuliana Rocha da Rocha, Kátia Salib Deffaci
    e1448
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1448
  • DANÇAR-JUNTO, COMPARTILHAR SABERES A POTÊNCIA COLETIVA EM UMA COMUNIDADE FESTIVA NO BAILE DE PASSINHOS FLASHBACK EM APARECIDA DE GOIÂNIA- GO

    Roberto Rodrigues, Jonas de Lima Sales
    e1336
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1336
  • DE CÁ PRA LÁ - DA SALA DE AULA PARA A CENA PARA O LIVRO TEATRO, DRAMATURGIA E MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA COM CRIANÇAS E JOVENS

    Júlia Fernandes Lacerda
    e1426
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1426
  • DILEMAS DA MEDIAÇÃO DO TEATRO EM COMUNIDADE A EXPERIÊNCIA DA OFICINA ATELIÊ DA COMÉDIA

    Elderson Melo de Miranda, Helder Carlos de Miranda
    e1392
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1392
  • ESCOLA, UNIVERSIDADE E LUGARES OUTROS IMAGINÁRIO E SENSIBILIDADES COMO POTÊNCIA DE VIDA

    Silvia Sell Duarte Pillotto, José Aparecido Celorio , Rogério de Almeida
    e1387
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1387
  • YO PARÍ UN HIJO PARA LA VIDA Y EL ME PARIÓ A MI PARA LA LUCHA POÉTICAS Y PERFORMARMANCIAS DE RESISTENCIA DE LAS ANTÍGONAS COLOMBIANAS EN LA GUERRA

    Ana Maria Noguera Duran
    e1356
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1356
  • FEITIÇOS COMUNEIROS NAS ORGANIZAÇÕES CULTURAIS CONTEMPORANEAS

    Maria Pereira
    e1396
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1396
  • PARTILHA COMO MODO DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL NA MIMESE COMPANHIA DE DANÇA COISA

    Jeferson Cabral, Vera Lúcia Bertoni dos Santos
    e1370
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1370
  • O CONCEITO DE SOCIALIDADE E AS PRAÇAS PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES COM A NATUREZA NO CONTEMPORÂNEO PARA PENSAR EM EDUCAÇÕES AMBIENTAIS OUTRAS

    Cíntia Gruppelli da Silva, Paula Corrêa Henning
    e1382
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1382
  • PARA UMA EDUCAÇÃO QUE CAMINHE JUNTO COM AS CULTURAS JUVENIS

    Juzelia de Moraes Silveira
    e1416
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1416
  • PEDAGOGIA QUILOMBOLA UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO PARTILHADA DE NARRATIVAS ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS EM UM QUILOMBO NO SUL DO BRASIL

    Roselete Aviz, Luciana Hartmann
    e1443
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1443
  • PRÁTICAS COMUNITÁRIAS ENTRE INTERIOR E CENTRO PROCESSOS DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS

    Diane Sbardelotto, Luciana Gruppelli Loponte
    e1415
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1415
  • QUANDO AS LINHAS DAS MÃOS TOCAM A SEMENTE DA PALAVRA...

    Francieli Regina Garlet, Antônio Carlos Rodrigues Amorim
    e1434
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1434
  • RITOS DE BOA SORTE E A FORÇA DA COLETIVIDADE: “MERDE”

    Alessandra Fernandes Feltes, Aline Da Silva Pinto, Gustavo Roese Sanfelice
    e1394
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1394
  • UMA COMUNIDADE INVENTADA CONFLUÊNCIAS DE SABERES DA ERER EM DIÁLOGO COM A ARTE

    Diego Lunelli, Lucila Guedes de Oliveira, Claudia Fin
    e1417
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1417
  • FOTOGRAFIAS ARTESANAIS (EM CORES) EM UMA ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS NA ESCOLA COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO LIXÃO

    Vanessa Silva Bernardes, Fabiana Mayboroda Gazzotti, Eduardo Rangel Ingrassia, Leandro Forell
    e1401
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1401
  • ESPIRAL DE EXPERIÊNCIA <> EXPERIÊNCIA EM ESPIRAL RUMO A UMA POIESIS DO SER-COM

    Rosana Gonçalves Silva
    e1414
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1414
  • DEBAIXO DO CALÇAMENTO, A AULA! ARTE, BAIRRO E AÇÃO SOCIAL

    Ana Laura Lopez de la Torre, Carmen Lúcia Capra
    e1411
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1411