TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS: EXPERIÊNCIAS COM O SISTEMA VIEWPOINTS E O ENCONTRO DE CULTURAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Priscila Lourenzo Jardim Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Viewpoints, teatro, surdez

Resumo

O artigo apresenta práticas desenvolvidas durante o ano de 2016 no Projeto de Extensão “Teatro e dança com alunos surdos IV”. As aulas de teatro com alunos surdos foram desenvolvidas em uma escola municipal de Porto Alegre, utilizando como abordagem metodológica jogos teatrais (BOAL, 2012) e exercícios do sistema Viewpoints (BOGART, LANDAU, 2005). No texto, analisa-se a investigação realizada com o Sistema Viewpoints, os ajustamentos dos exercícios tendo em vista a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) durante as aulas, bem como o modo do estabelecimento de comunicação entre facilitadora ouvinte e alunos surdos na proposição e desenvolvimento das atividades cênicas. A facilitadora do processo, estudante de Licenciatura em Teatro, (re) pensa a sua trajetória enquanto professora de teatro a partir do encontro com a cultura da comunidade surda.

Biografia do Autor

Priscila Lourenzo Jardim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Priscila Lourenzo Jardim é graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista do Projeto de Extensão Teatro e Dança com Alunos Surdos IV.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BERSELLI, Marcia; LULKIN, Sergio Andres. Flexibilização em práticas cênicas: cruzamentos de práticas teatrais e Contato Improvisação em uma aula de teatro com surdos. Seminário Nacional de Arte e Educação. Anais do 24º Seminário Nacional de Arte e Educação: Arte e Educação: Os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/110711>. Acesso em: 20/10/2016.

BERSELLI, Marcia; LULKIN, Sergio Andres; FERRARI, Jonas. Registrando práticas de teatro e dança com alunos surdos: o registro enquanto recurso de pesquisa. Teatro: criação e construção de conhecimento [online], v.3, n.4, Palmas/TO, jan/jun. 2015.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 15ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints book: a pratical guide to viewpoints and composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.

KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura Surda. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de educação. Jan/ Fev/ Mar/ Abr 2002, n. 19, p. 20-28.

SCHALLENBERGER, Augusto. Ciberhumor nas comunidades surdas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

SILVEIRA, Caroline Hessel. Humor surdo, línguas de sinais e políticas linguísticas. Actas del VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Linguísticas. Córdoba: Faculdad de Lenguas y Secyt, Universidad Nacional de Córdoba, Asociación de Universidades Grupo Montevideo- Núcleo Educación para la Integración, 2015.

Downloads

Publicado

14.07.2017

Como Citar

Jardim, P. L., & Berselli, M. (2017). TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS: EXPERIÊNCIAS COM O SISTEMA VIEWPOINTS E O ENCONTRO DE CULTURAS NA SALA DE AULA. Revista Da FUNDARTE, (33), 25–38. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/434

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.