VIDA OU MORTE PARA O TEATRO INFANTIL? CONTRAPONTOS

Autores

  • Marina Marcondes Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.783

Palavras-chave:

culturas da infância, teatro infantil, teatro para todas as idades.

Resumo

Neste texto me pergunto como e por que produtores adultos de culturas da infância seguem fazendo um teatro infantil congelado no tempo, tal qual a situação da personagem Bela Adormecida. O que despertaria a comunidade adulta para outros modos de fazer teatro, incluindo o teatro feito por crianças, rico em expressividade e conversa? Haveria chance de existir, hoje, um “teatro para todas as idades”? A resposta é delicada e complexa, pelo momento mundial: estamos política e culturalmente definidos por dicotomias que revelam posições inconciliáveis, seja acerca da produção cultural para crianças, seja acerca do papel dos adultos diante delas.

Biografia do Autor

Marina Marcondes Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Marina Marcondes Machado é professora adjunta no curso de Teatro e na pós-graduação
em Artes da cena da Escola de Belas Artes / UFMG. Psicóloga clínica, mestre em Artes e
doutora em Psicologia da Educação, com pós-doutorado em Pedagogia do Teatro, é autora de
cinco livros sobre infância, arte e cotidiano.
website: http://www.agachamento.com

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Machado, M. M. (2020). VIDA OU MORTE PARA O TEATRO INFANTIL? CONTRAPONTOS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–20. https://doi.org/10.19179/2319-0868.783

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