v. 42 n. 42 (2020): Narrativas de/para crianças: imagens, memórias, histórias

Editoras convidadas:

Luciana Hartmann (Universidade de Brasília) Hanna Araújo (Universidade Federal do Acre)

 

Este dossiê tem o propósito de estabelecer o diálogo entre pesquisas que têm como objeto a produção poética para/de crianças, em sua diversidade de imagens, memórias e histórias. Longe de estabelecer um consenso sobre a noção de infância, queremos, ao contrário, problematizar como essa noção vem sendo utilizada para demarcar o que passou a se constituir como um subcampo específico da produção cultural: Literatura, Música, Poesia, Cinema, Teatro destinados às crianças.
Publicado: 28.09.2020

Edição completa

Expediente

Editorial

  • Narrativas de/para crianças: imagens, memórias, histórias

    Hanna Talita Araujo, Luciana Hartmann
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.810

Artigo Dossiê

  • VIDA OU MORTE PARA O TEATRO INFANTIL? CONTRAPONTOS

    Marina Marcondes Machado
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.783
  • VIE OU MORT POUR LE THÉÂTRE POUR ENFANTS? CONTREPOINTS

    Marina Marcondes Machado
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.790
  • DANÇARELANDO NA CENA INFANTIL: DESAFIOS DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA PARA A CRIANÇA PEQUENA

    Fernanda de Souza Almeida, Ricardo Marinelli Martins (princesa)
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.784
  • TEXTO E IMAGEM EM DIÁLOGO: MODOS DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DE UMA JOVEM COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

    Lucia Helena Reily, Adriana Lia Friszman de Laplan, Débora Dainez
    01-32
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.786
  • MEDIAÇÃO, LEITURA E LITERATURA

    Juan Mata Anaya
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/769.787
  • MEDIACIONES, LECTURA Y LITERATURA

    Juan Mata Anaya
    01-20
  • PERSPECTIVAS ETNOGRÁFICAS E INFÂNCIAS INDÍGENAS: MODOS DE SER DAS CRIANÇAS ASURINÍ E BANIWA

    Amanda Rodrigues Marqui, Xanda de Biase Miranda
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.789
  • 'EU TENHO UMA COISA PRA CONTAR': INSPIRAÇÕES PARA A ESCUTA DAS NARRATIVAS INFANTIS

    Gilka Girardello
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/791
  • A BRINCADEIRA DE FICÇÃO: ESTUDO DA ATUAÇÃO DA CRIANÇA EM CENA

    Tiago Cruvinel
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/793
  • LE JEU DE FICTION : ÉTUDE DE L’ACTUATION DE L’ENFANT EN SCÈNE

    Tiago Cruvinel
    01-12
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.795
  • O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA

    Marina Di Napoli Pastore
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.796
  • INFÂNCIAS, CORPOREIDADES E SEXUALIDADES EM TOMBOY

    Vanessa Paula Ponte
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.797
  • É FOGO… PROCESSO CRIATIVO EM ÁREAS DE RISCO

    Maria da Graça Muniz Lima
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.799
  • C’EST CHAUD...LA CRÉATION DANS DES ZONES DANGEREUSES

    Maria da Graça Muniz Lima
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.800
  • NA TEIA DE ANANSE: PERFORMANCES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS COM CRIANÇAS

    Sonaly Torres Silva
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.801
  • A CRIANÇA E O TEXTO LITERÁRIO

    Thania Teixeira Asinelli
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.802
  • A PRODUÇÃO DO OLHAR SOBRE INFÂNCIA E PROTAGONISMO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS

    Luciana Hartmann, Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo
    01-24
  • LA PRODUCTION DU REGARD SUR L’ENFANCE DANS LA PERSPECTIVE DE LA FORMATION DES ENSEIGNANTS D’ARTS

    Luciana Hartmann, Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.807
  • NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE A CIDADE: PENSAMENTO ESTÉTICO, POLÍTICA E CIDADANIA

    Maria Andreza Costa Barbosa, Maria Lídia Bueno Fernandes
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.805
  • RÉCITS D´ENFANTS SUR LA VILLE : PENSÉE ESTHÉTIQUE, POLITIQUE ET CITOYENNETÉ

    Maria Andreza Costa Barbosa, Maria Lídia Bueno Fernandes
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.806
  • REPENSANDO AS NOÇÕES DE INFÂNCIA PARA A DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS

    Juzelia de Moraes Silveira
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.804

Ensaios