Eu, professor de teatro para crianças pequenas? Relato de uma experiência vivida como estagiário no curso de teatro-licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.677Palavras-chave:
Educação, Artes, Teatro, Artes CênicasResumo
Este trabalho busca relatar a experiência vivida na Educação Infantil em uma escola pública do município de Pelotas/RS, problematizando os desafios e as surpresas da experiência de inserção como professor de teatro para crianças pequenas. O trabalho, realizado durante o Estágio I – Educação Infantil ou Ensino Fundamental, no Curso de Teatro – Licenciatura da UFPel, englobou a contação de histórias, brincadeiras tradicionais e jogos teatrais. Como aprendizado resultante dessa experiência, para os alunos foi o fato de poderem compreender o que era teatro e reconhecer seus personagens, figurinos, cenários e conceitos de ator/atriz e autor/autora. E para o estagiário, o aprendizado foi se desarmar da academia e suas rígidas regras e prazos e reaprender a fazer teatro de forma mais espontânea, livre de justificativas poéticas e trabalhar com o corpo e sua humanidade, transformando isso em arte e educação.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
CAFÉ, Barcelos Angela. O Contador de Histórias no Ensino do Teatro. O Teatro e suas Pedagogias: Práticas e Reflexões. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 2016.
FERREIRA, Taís. A pedagogia do Teatro e a Recepção Teatral podem caminhar juntas? Os Lugares da Arte. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária. 2010.
KOUDELA, Ingrid. A ida ao teatro. Sistema Cultura é currículo, s./d. Disponível em:
<http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Escola%20em%20Cena/>. Acesso em: 11 jul. 2018.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro – São Paulo: Perspectiva, 2015.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SOUZA, Luiz Fernando de. Um palco Para o Conto de Fadas: Uma Experiência Teatral com Crianças Pequenas. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.