QUE TRAGÉDIA É ESSA? CONTEXTUALIZANDO TRAGÉDIAS GREGAS NO ENSINO DE TEATRO NA EJA

Autores

  • Márcio Silveira dos Santos UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/737

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de teatro, Tragédias.

Resumo

QUE TRAGÉDIA É ESSA?

Contextualizando Tragédias Gregas no Ensino de Teatro na EJA

RESUMO

O presente artigo traz reflexões sobre práticas do ensino de teatro na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, tendo como base dramaturgias de Sófocles e as teorias de Augusto Boal, Paulo Freire, Eric Bentley e Martin Esslin. As práticas em sala de aula foram desenvolvidas durante dois trimestres com discentes de uma escola pública do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, cuja ênfase se deu na contextualização de tragédias gregas, por meio das atividades de leitura, produção de escrita e encenações teatrais.

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino de teatro; Tragédias.

                                        WHAT TRAGEDY IS THAT?

Contextualizing Greek Tragedies in Theater Teaching at EJA

ABSTRACT

 This article brings reflections on theater teaching practices in the EJA - Youth and Adult Education modality, based on Sophocles' dramaturgies and the theories of Augusto Boal, Paulo Freire, Eric Bentley and Martin Esslin. The classroom practices were developed during two quarters with students from a public school in Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, whose emphasis was on the contextualization of Greek tragedies through reading activities, writing production and staging theatrical.

 Keywords: Youth and Adult Education; Theater teaching; Tragedies.

Biografia do Autor

Márcio Silveira dos Santos, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Márcio Silveira dos Santos nasceu em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. É professor-pesquisador com Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem especialização em Psicopedagogia pela Universidade castelo Branco e Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (bolsista CAPES DS – Demanda Social). Também desempenha as funções de ator, diretor, produtor, músico, dramaturgo e palhaço no Grupo Manjericão (RS). É artista-articulador da RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua e membro do GT Artes Cênicas na Rua da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. De 2010 a 2014 foi representante da sociedade civil, por dois mandatos, no Colegiado Setorial de Teatro e no CNPC – Conselho Nacional de Política Cultural do MINC – Ministério da Cultura (DF). É autor dos livros Longa Jornada de Teatro de Rua Brasil Afora (2016); Um Artista de Rua faz mais que um Ministro da Cultura (2018), livros editados pela UEBA Editora.

Referências

Referências

BENTLEY, Eric. O Dramaturgo como Pensador: um estudo da Dramaturgia nos Tempos Modernos. [tradução Ana Zelma Campos.] Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond/Funarte, 2009.

BOAL, Augusto. O Arco-Íris do Desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

BOAL, Augusto. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. São Paulo: Hucitec, 1979.

BOAL, Augusto. 200 exercício e jogos para o ator e o não ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980 a.

BOAL, Augusto. Stop: C’est Magique! Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980 b.

BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro Grego - Tragédia e Comédia. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

ESSLIN, Martin. 1978. Uma Anatomia do Drama. [tradução Barbara Heliodora.] Zahar. Rio de Janeiro, 1978.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. [tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra] – 3. Ed.. – São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GIL, João Pedro Alcântara. A abordagem Dialética na Pesquisa de Teatro e Educação. Revista Cena, ano 3, n°3. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

Parâmetros Curriculares Nacionais Arte (PCNs ARTE). Brasília: Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 2ª edição. [tradução sob a direção de Jacob Guinsburg e Maria Lúcia Pereira.] São Paulo: Perspectiva, 2003.

SÓFOCLES. Édipo Rei / Antígona. [tradução Jean Melville.] São Paulo: Martin Claret, 2003.

VYGOTSKY, Lev Semynovitch. Formação Social da Mente – O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. [tradução Paulo Bezerra.] São Paulo: Martins Fontes, 2002.

VYGOTSKY, Lev Semynovitch. Pensamento e Linguagem. [tradução Paulo Bezerra.] São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Filmes

Poderosa Afrodite, de Woody Allen. 1995.

Romeu + Julieta, de Baz Lurhmann. 1996.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

Silveira dos Santos, M. (2020). QUE TRAGÉDIA É ESSA? CONTEXTUALIZANDO TRAGÉDIAS GREGAS NO ENSINO DE TEATRO NA EJA. Revista Da FUNDARTE, 43(43), 1–20. https://doi.org/10.19179/2319-0868/737

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.