ENSINO DE ARTE ANTIRRACISTA: O QUE SE FALA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM ARTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1099

Palavras-chave:

Educação Antirracista; Ensino de Arte Antirracista; Ensino de Arte; Revisão Bibliográfica Sistemática.

Resumo

Este artigo mapeia e analisa a discussão sobre o ensino de Arte antirracista na produção acadêmica da pós-graduação brasileira em Artes. Por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, explorou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), no recorte temporal de 2010 a 2021. A análise de conteúdo de cinco dissertações e uma tese de doutorado aponta para um ensino de Arte ainda alimentado pela perspectiva do multiculturalismo em abordagens pró-diversidade. Sinaliza que uma perspectiva antirracista no componente curricular Arte demanda uma docência próxima da produção e do fazer de artistas que abordam a temática do racismo na arte contemporânea.

Biografia do Autor

Natália de Araújo Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Natália de Araújo Costa, artista, docente e pesquisadora vinculada ao Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Artes Visuais pela UFPB. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV) da UFPB desenvolvendo pesquisa sobre práticas para um ensino de Arte antirracista e estéticas decoloniais.

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento de Metodologia da Educação (DME). Pesquisadora permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Linha de pesquisa: Processos Educacionais em Artes Visuais. Atua na área de Didática e Ensino de Arte, cursos de Licenciatura, modalidades presencial e a distância. Sua atividade como docente e pesquisadora problematiza a performatividade dos atos visuais como atuações reiteradas que promovem, legitimam e sancionam normas relacionadas com o gênero, raça, classe social e diferença cultural.

 

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Publicado

29.08.2022

Como Citar

Costa, N. de A. ., & Sardelich, M. E. (2022). ENSINO DE ARTE ANTIRRACISTA: O QUE SE FALA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA EM ARTES. Revista Da FUNDARTE, 50(50). https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1099

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