O bacharel professor de música
Palabras clave:
Docência, saberes pedagógicos, pedagogia da músicaResumen
O presente trabalho teve como objetivo principal investigar os saberes pedagógicos que sustentam as práticas pedagógicas dos professores bacharéis em instrumentos musicais que trabalham na Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE. A metodologia utilizada na pesquisa tratou-se de um estudo de caso de cunho etnográfico. A pesquisa trouxe como principais resultados a constatação de que os professores valorizam a educação musical para o desenvolvimento do sujeito, a faculdade e os cursos de formação em instrumento musical não consideram a opção do aluno para o magistério e finalmente, os professores não reconhecem os saberes oriundos das ciências da educação, como indispensáveis para a docência.
Citas
BOZZETTO, Adriana. O professor particular de piano: construindo identidades ao longo da atuação profissional.In: ENCONTRO ANUAL DA ASSSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL: ABEM, Curitiba. Anais do VIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical- ABEM, Curitiba, p.83, 2001.
CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e sua Prática. 14ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1989.
_____O professor Universitário na transição de paradigmas. 1ª edição- Araraquara: J M editora, 2002.
_____A docência como ação complexa: o papel da didática na formação dos professores. ENDIPE. 2004.
DOURADO, Oscar. Por um modelo novo. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 3. p. 237, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HENTSCHKE, L e DEL BEM. Educação musical e professores dos anos iniciais de escolarização: formação inicial e práticas educativas. In: Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. Modernas. São Paulo. 2003.
HETSCHKE, Liane. Dos ideais curriculares à realidade dos cursos de música no Brasil. Revista da ABEM. Porto alegre, ABEM nº 8, março, 2003.
HENTSCHKE, L, DEL BEN, L. A aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: Ensino de música: propostas para pensar e agir na sala de aula. HENTSCHKE, L, DEL BEN, L (org.). Modernas. São Paulo. 2003.
JANELA AFONSO, Almerindo. Seminário Estado Globalização e Políticas educacionais: Dilemas e Desafios Contemporâneos. UNISINOS. São Leopoldo, março 2004.
KLEBER, Magali O. As diretrizes curriculares nacionais e a questão dos espaços e da demanda profissional. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUL. Educação Musical hoje: múltiplos espaços, novas demandas profissionais, 4, 2001, Santa Maria, RS p. 87-94, 2001. Anais do IV Encontro Regional da ABEM SUL. Santa Maria, RS: ABEM, 2001. p. 87-94.
______Qual currículo? Pensando espaços e possibilidades. Revista da ABEM. 2003. Porto Alegre, ABEM, n. 8, p.59. mar 2003.
LOURO, Ana Lúcia. SOUZA Jusamara. Reformas curriculares dos cursos superiores de música: Diálogos sobre identidades profissionais do professor de instrumento. Expressão: Revista do Centro de Artes e Letras. Santa Maria, ano 3, nº2, p.69-72. jun/dez1999.
LOURO, Ana Lúcia. Professores universitários e mercado de trabalho na área da música: influências e abertura para o diálogo. Revista da ABEM. Porto alegre, ABEM, n. 8, mar. 2003.
MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. O comportamento reflexivo na formação docente. Revista da ABEM. Porto Alegre, ABEM, n. 8, mar p. 35-37, 2003.
SANTOS, Cynthia G. A. HENTSCHKE, Liane. FIALKOW Nei. Avaliação da execução musical: relações entre concepções e práticas adotadas por professores de piano. Revista da ABEM. Porto Alegre, ABEM, n. 5, p. 21-39, 1998.
SCHÖN, Donald. Formar Professores como Profissionais reflexivos, in:
SOUZA, Jusamara (org.). et al. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós- Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2000.
SMAL, Christopher. Música, sociedad educacion: um examen de la funcion de la musica em las culturas occidentales, orintales y africanas. México: Aliança Editorial, [s.d.].p. 207-227. 1970.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis. RJ: Vozes, 2002.
HENTSCHKE, L e DEL BEN, L (org.). Moderna. São Paulo. 2003.
VIEIRA, Lia Braga. O professor como fator condicionante na preparação em educação profissional em música. Revista da ABEM. Porto Alegre, ABEM, n.8, p. 75-79, mar, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.