O CANTO ORFEÔNICO E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Eloilma Moura Siqueira Macedo Universidade Federal do Ceará
  • Filipe Ximenes Parente Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.815

Palavras-chave:

Educação Musical, Canto Orfeônico, Prática Docente.

Resumo

Esse artigo é resultado de reflexões elaboradas a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, e das análises feitas a partir da disciplina “Educação Musical Brasileira: Metodologias e Tendências”, do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo destacar a influência que o Canto Orfeônico, implantado por Heitor Villa-Lobos no Brasil, exerce até os dias atuais no ensino de Música na escola básica. Tal constatação se deu após uma visita in loco e à entrevista aberta realizada com o professor de Arte atuante nele, sendo também uma pesquisa de cunho metodológico qualitativo (MINAYO, 2009). O aporte teórico dispõe dos estudos de Freire (2018), Lisboa (2015), Loureiro (2001) e Souza (2012).

Biografia do Autor

Eloilma Moura Siqueira Macedo, Universidade Federal do Ceará

Estudante do curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, formada em Artes Visuais (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), mestranda em Artes pelo PPGARTES-IFCE e porfessora efetiva de Arte da rede municipal de ensino de Fortaleza-Ce.

Filipe Ximenes Parente, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Graduação em Arte Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2014). Pós graduação em nível de especialização em Música pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2011); pós graduação em nível de especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Christus (2012), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015), Doutorado em Educação da Universidade Federal do Ceará (2018). Além de formações complementares em educação musical e pedagogia. Tem formação em clarinete pelo festival Eleazar de Carvalho (2005; 2012; 2015); e formação em Regência Orquestral pelo mesmo Festival (2017; 2018). Foi professor de artes e música em escolas públicas e particulares. Foi professor do ensino superior atuando na área de artes, música e pedagogia. Foi regente de grupos de flauta, corais infantis e grupo de violões. Tem experiência na área da Educação, no ensino e aprendizagem de música e na formação continuada para professores. Foi coordenador e maestro da Orquestra Sinfônica da UFC. Atuou como coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e Residência Pedagógica/Música. Foi tutor do curso de Pedagogia da UAB Virtual (2015) e professor formador do PARFOR (2019). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura em Música da UFC, coordenador e maestro da Banda Sinfônica da UFC, coordenador do grupo de pesquisa: Ensino e Aprendizagem para grupos musicais vinculado ao CNPq, e professor do Mestrado do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Referências

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Publicado

30.06.2021

Como Citar

Macedo, E. M. S., & Parente, F. X. (2021). O CANTO ORFEÔNICO E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Da FUNDARTE, 45(45), 1–15. https://doi.org/10.19179/2319-0868.815

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