As performances da presença
Palavras-chave:
pedagogia do teatro, performance, presençaResumo
O presente texto trata do “Estado de Presença”, uma das características responsáveis pela singularidade das práticas docentes de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. O que se chama nesta pesquisa de performance docente se refere a um modo de ser professor em que o corpo é utilizado como elemento fundamental na prática pedagógica, com o objetivo de se comunicar com os alunos, nem sempre verbalmente. A presença foi um tema recorrente nas falas dos professores pesquisados. Grande parte deles considera que a “presença artística” os acompanha na atividade docente, entretanto, revelam que não é a mesma presença que apresentam na cena, segundo eles, na docência ela é equalizada de outra forma.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.