Forjas Pedagógicas no Bloco da Laje: resistência, performance e brincadeira

Autores

  • Thiago Pirajira Conceição Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Celina Nunes de Alcântara Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.744

Palavras-chave:

performance, carnaval, relações étnico-raciais

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa com integrantes de um bloco de carnaval na cidade de Porto Alegre, Brasil. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar elementos identitários de participantes negros como brincantes do Bloco de Carnaval. Descreve-se os elementos performáticos e teatrais do bloco, a partir dos Estudos da Performance. Problematiza-se a capacidade de resistência que a brincadeira do carnaval possui em relação aos saberes hegemônicos. Enfim, procura-se mostrar como os integrantes performam a si mesmos na operação de criar ou forjar modos de existência como contraposição ao racismo sistêmico.

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Biografia do Autor

Thiago Pirajira Conceição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduado em Teatro, mestre em Educação e doutorando emArtes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduado em Teatro, mestre e doutor em Educaçâo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor permanete do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS e do Programa de Pós-graduiação em Artes Cênicas da Universidade de Brasilia - UnB. Editor chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

Celina Nunes de Alcântara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em teatro, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Editora associada da Revista Brasileira e Estudos da Presença.

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Publicado

06.12.2019

Como Citar

Conceição, T. P., Icle, G., & Alcântara, C. N. de. (2019). Forjas Pedagógicas no Bloco da Laje: resistência, performance e brincadeira. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.188–207. https://doi.org/10.19179/2319-0868.744