O BACHAREL PROFESSOR DE MÚSICA

Autores

  • Márcia Pessoa Dal Bello Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1242

Palavras-chave:

Docência, saberes pedagógicos, pedagogia da música.

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo refletir e discutir sobre a docência em música, a partir da investigação dos saberes pedagógicos que sustentam as práticas pedagógicas dos professores bacharéis em instrumentos musicais, que trabalham na Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. A pesquisa que gerou esse artigo, trouxe como principais resultados a constatação de que os professores valorizam os saberes da educação para o desenvolvimento do sujeito, entretanto não os consideram indispensáveis para a docência. Além disso, os cursos de graduação em instrumento musical não consideram a opção do aluno para o exercício da docência.

 

Biografia do Autor

Márcia Pessoa Dal Bello, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Doutora em Educação-PPGEDU-UFRGS. Coordenadora Pedagógica da Fundação Municipal de Artes de Montenegro- FUNDARTE. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos em Educação, Teatro e Performance-GETEPE/PPGEDU/FCED/UFRGS, Editora da REVISTA da FUNDARTE. 

Referências

BOZZETTO, Adriana. O professor particular de piano: construindo identidades ao longo da atuação profissional. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. Anais do VIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical- ABEM, Curitiba, p.83, 2001.

CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e sua Prática. 14ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1989.

_____O professor Universitário na transição de paradigmas. 1ª edição- Araraquara: J M editora, 2002.

_____A docência como ação complexa: o papel da didática na formação dos professores. ENDIPE. 2004.

DOURADO, Oscar. Por um modelo novo. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 3. p. 237, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HENTSCHKE, L e DEL BEM. Educação musical e professores dos anos iniciais de escolarização: formação inicial e práticas educativas. In: Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. Modernas. São Paulo. 2003.

HETSCHKE, Liane. Dos ideais curriculares à realidade dos cursos de música no Brasil. Revista da ABEM. Porto alegre, ABEM nº 8, março, 2003.

HENTSCHKE, L, DEL BEN, L. A aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: Ensino de música: propostas para pensar e agir na sala de aula. HENTSCHKE, L, DEL BEN, L (org.). Modernas. São Paulo. 2003.

JANELA AFONSO, Almerindo. Seminário Estado Globalização e Políticas educacionais: Dilemas e Desafios Contemporâneos. UNISINOS. São Leopoldo, março 2004.

KLEBER, Magali O. As diretrizes curriculares nacionais e a questão dos espaços e da demanda profissional. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUL. Educação Musical hoje: múltiplos espaços, novas demandas profissionais, 4, 2001, Santa Maria, RS p. 87-94, 2001. Anais do IV Encontro Regional da ABEM SUL. Santa Maria, RS: ABEM, 2001. p. 87-94.

______Qual currículo? Pensando espaços e possibilidades. Revista da ABEM. 2003. Porto Alegre, ABEM, n. 8, p.59. mar 2003.

LOURO, Ana Lúcia. SOUZA Jusamara. Reformas curriculares dos cursos superiores de música: Diálogos sobre identidades profissionais do professor de instrumento. Expressão: Revista do Centro de Artes e Letras. Santa Maria, ano 3, nº2, p.69-72. jun/dez1999.

LOURO, Ana Lúcia. Professores universitários e mercado de trabalho na área da música: influências e abertura para o diálogo. Revista da ABEM. Porto alegre, ABEM, n. 8, mar. 2003.

MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. O comportamento reflexivo na formação docente. Revista da ABEM. Porto Alegre, ABEM, n. 8, mar p. 35-37, 2003.

SANTOS, Cynthia G. A. HENTSCHKE, Liane. FIALKOW Nei. Avaliação da execução musical: relações entre concepções e práticas adotadas por professores de piano. Revista da ABEM. Porto Alegre, ABEM, n. 5, p. 21-39, 1998.

SCHÖN, Donald. Formar Professores como Profissionais reflexivos. In:

SOUZA, Jusamara (org.). et al. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós- Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2000.

SMAL, Christopher. Música, sociedad educacion: um examen de la funcion de la musica em las culturas occidentales, orintales y africanas. México: Aliança Editorial, [s.d.].p. 207-227. 1970.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis. RJ: Vozes, 2002.

VIEIRA, Lia Braga. O professor como fator condicionante na preparação em educação profissional em música. Revista da ABEM. Porto Alegre, ABEM, n.8, p. 75-79, mar, 2003.

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Dal Bello, M. P. (2023). O BACHAREL PROFESSOR DE MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1242

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>