RELEXÕES SOBRE O CONCEITO DE BELO E SUBLIME ESTENDENDO-SE A ARTE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Márcia Pessoa Dal Bello Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE
  • Ubyrajara Brasil Dal Bello UERGS
  • Júlia Maria Hummes FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1234

Palavras-chave:

Belo; Sublime; Kant.

Resumo

Este artigo, de caráter ensaístico, não tem a intenção de trazer respostas, mas sim visa referendar alguns autores que trataram do tema do Belo e o Sublime. Num primeiro momento, traz o conceito de belo segundo a perspectiva de Emmanuel Kant (1978, 1993, 1995, 2005, 2006), cujo significado relaciona-se mais diretamente ao juízo do gosto, o qual é essencialmente subjetivo.  Já o sublime, para Kant, está mais ligado aos conceitos objetivos de poder e de grandeza, embora conservando muitas características semelhantes ao belo. Esse autor procurou expressar o conceito de sublime por categorias, tais como: “sublime terrível”, “sublime nobre” e “sublime magnífico”, o que implica uma subjetividade ainda maior que o próprio belo, o qual está mais ligado às questões do “gostar” ou “não gostar”. Num segundo momento, o texto apresenta o diálogo de alguns autores com Imanuel kant, acerca do tema do belo e o sublime, tais como: Deleuze (1963), Jimenez (1999), Schopenhauer (2003), Burke (2008), Eco (2014), de modo a expandir a reflexão sobre esses dois conceitos fundamentais no campo das artes. Finalizando, aponta para caminhos mais contemporâneos da Arte.

Biografia do Autor

Márcia Pessoa Dal Bello, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Doutora em Educação pelo PPGEDU/FACED/UFRGS. Mestre em Educação pelo PPGEDU/UNISINOS. Especialista em Psicopedagogia/ULBRA. Graduada em Pedagogia, com Habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade Mackenzie/SP. É Pesquisadora e Coordenadora de Ensino na Fundação Municipal de Artes de Montenegro/FUNDARTE. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Educação, Teatro e Performance-GETEPE/PPGEDU/FACED/POS; tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, arte, saberes pedagógicos e formação docente.

Ubyrajara Brasil Dal Bello, UERGS

Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), Graduação em Economia pela Universidade Presibiteriana Mackenzie (1981), MBA em Comércio Exterior pela FGV (1994) e Mestrado em Administração de Empresas pela Unisinos/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Sua especialização concentra-se nas áreas de estratégia organizacional, marketing, comércio exterior e análise de projetos. Atualmente é professor concursado de Economia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs.
HUMMES,

Júlia Maria Hummes, FUNDARTE

Mestrado em Educação Musical pelo PPGEMUS/UFRGS, Graduada no curso de Licenciatura Educação Artística, com habilitação em Música/UFRGS. Atualmente é Diretora Executiva da Fundação Municipal de Artes de Montenegro/FUNDARTE. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da música, apreciação musical e produção artística. É membro da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC e Editora-Chefe da Revista da FUNDARTE. É Delegada na Setorial de Música do Estado do Rio Grande do Sul.

Referências

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Referências eletrônicas:

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http://revistaentelekheia.blogspot.com.br/2008/08/o-belo-e-o-sublime-arthur-schopenhauer.html.

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Publicado

07.06.2023

Como Citar

Dal Bello, M. P., Brasil Dal Bello, U. ., & Hummes, J. M. (2023). RELEXÕES SOBRE O CONCEITO DE BELO E SUBLIME ESTENDENDO-SE A ARTE CONTEMPORÂNEA. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1234

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