O projeto pedagógico curso de Licenciatura em Música da UERGS: analisando-o a partir da legislação vigente e discutindo a proposta de formação inicial de professores de música
Palavras-chave:
, Educação musical, curso de Licenciatura em Música, análise curricular.Resumo
Este artigo é oriundo do trabalho de conclusão de curso que trata da formação oferecida em nível superior no curso de Graduação em Música: licenciatura da UERGS e sua proposta de formação, o artista/professor. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, combinada com o método de Pesquisa Documental, e utilizando como técnica de coleta de dados a coleta de documentos. A análise dos dados foi feita através da Análise de Conteúdo. Nesta investigação também foi avaliado o documento em questão segundo a legislação vigente sobre o ensino superior. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a reformulação curricular do curso investigado, bem como com outros cursos de licenciatura em música no Brasil.
Referências
ALMEIDA, C. M. G de. Diversidades e formação de professores de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.18, n.24, p.45-53, jul./dez. 2010.
ANDRADE, M. P. de M. de. Ser artista: anacronismos, incoerências, estratégias e permanências. In: Encontro Nacional da ANPAP, XXII, 2013, Belém. Anais, Belém/PR: ANPAP/PPGARTES/ICA/UFPA, 2013, p. 583-598.
BARDIN, L. L’Analyse de contenu. 1. ed. Paris, França: Editora Presses Universitaires de France, 1977.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Porto, Portugal: Editora Porto, 1994.
BORN, P. T.; LOPONTE, L. G. Professores artistas: reflexões sobre o fazer artístico e prática docente. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul da ANPED, IX, 2012, Caxias do Sul. Anais, Caxias do Sul, RS: Editora Autores Associados Ltda., 2012, p. 1-16.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho de Ensino Superior. Parecer nº195 de 5 de agosto de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de fevereiro de 2004, Seção 1, p. 14.
______. Conselho Nacional de Educação/Conselho de Ensino Superior. Resolução nº2, de 8 de março de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de março de 2004, Seção 1, p. 10.
______. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996, Seção 1, p. 27833.
BRASIL; EDUCAÇÃO, Ministério da. SISU -Sistema de Seleção Unificada: O que é o SISU. Disponível em: <http://sisu.mec.gov.br/inicial>. Acesso em: 21 jun. 2015.
CADERNO DE CATEGORIZAÇÃO. Curso de Graduação em Música – licenciatura da UERGS: analisando seu projeto pedagógico e discutindo sua proposta de formação. Montenegro, 2014.
CANSI, L. S.; REQUIÃO, R. A. A presença de um artista-professor na sala de aula: considerações iniciais. In: Seminário de Arte e Educação, XXIV, 2014, Montenegro. Anais, Montenegro, RS: Editora da FUNDARTE, 2014, p. 444-451.
DEL BEN, L. Situação dos cursos superiores de música no Rio Grande do Sul: relato de experiência. Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. 3, n. 5, p. 21-23, jan./jun. 2003.
FORTE, Marcelo. Atravessando territórios: fazendo-se docente-artista no processo de formação. Goiânia, 2013, 155 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Arte Cultura Visual, Goiás, 2013.
GALIZIA, F. S.; AZEVEDO, M. C. de C. C. de; HENTSHKE, L. Os professores universitários de música: um estudo sobre seus saberes docentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, n. 19, p.27-35, jan./jun. 2008.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Rev. adm. empres. [online]. 1995, vol.35, n.3, p. 20-29.
HENTSHKE, L.; AZEVEDO, M. C. de C. C. de; ARAÚJO, R. C. de. Os saberes docentes na formação do professor: perspectivas teóricas para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 14, n. 15, p.49-58, jul./dez. 2006.
MATEIRO, T. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 17, n.22, p.57-66, jul./dez. 2009.
PENNA. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, n. 16, jan./jun. 2007, p. 49-56.
SANTOS, R. M. S. Música, a realidade nas escolas e políticas de formação. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, n. 12, jan./jun. 2005, p.49-56.
TOURINHO, C. Espaços e ações profissionais para possíveis educações musicais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 14, n.15, p.7-10, jul./dez. 2006.
TUNES, E.; TACCA, M. C. V. R.; BARTHOLO JÚNIOR, R. dos S. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, V. 35, N.126, p. 689-698, set. 2005.
UERGS. Projeto Político Pedagógico. Montenegro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.