RELEXÕES SOBRE O CONCEITO DE BELO E SUBLIME ESTENDENDO-SE A ARTE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Julia Maria Hummes FUNDARTE
  • Márcia Pessoa Dal Bello FUNDARTE
  • Ubyrajara Brasil Dal Bello UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.771

Palavras-chave:

Palavras - Chave, Belo, Sublime, Kant.

Resumo

Resumo: este artigo, de caráter ensaístico, não tem a intenção de trazer respostas, mas sim visa referendar alguns autores que trataram do tema do Belo e o Sublime. Num primeiro momento, traz o conceito de belo segundo a perspectiva de Emmanuel Kant (1978, 1993, 1995, 2005, 2006), cujo significado relaciona-se mais diretamente ao juízo do gosto, o qual é essencialmente subjetivo.  Já o sublime, para Kant, está mais ligado aos conceitos objetivos de poder e de grandeza, embora conservando muitas características semelhantes ao belo. Esse autor procurou expressar o conceito de sublime por categorias, tais como: “sublime terrível”, “sublime nobre” e “sublime magnífico”, o que implica uma subjetividade ainda maior que o próprio belo, o qual está mais ligado às questões do “gostar” ou “não gostar”. Num segundo momento, o texto apresenta o diálogo de alguns autores com Imanuel kant, acerca do tema do belo e o sublime, tais como: Deleuze (1963), Jimenez (1999), Schopenhauer (2003), Burke (2008), Eco (2014), de modo a expandir a reflexão sobre esses dois conceitos fundamentais no campo das artes. Finalizando aponta para caminhos mais contemporâneos da Arte.

Biografia do Autor

Julia Maria Hummes, FUNDARTE

Mestrado em Educação Musical pelo PPGEMUS/UFRGS, Graduada no curso de Licenciatura Educação Artística, com habilitação em Música/UFRGS. Atualmente é Vice-Diretora do Setor Pedagógico da Fundação Municipal de Artes de Montenegro/FUNDARTE. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da música, apreciação musical e produção artística. É membro da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC e Editora-Chefe da Revista da FUNDARTE. É Delegada na Setorial de Música do Estado do Rio Grande do Sul.

Márcia Pessoa Dal Bello, FUNDARTE

Doutora em Educação pelo PPGEDU/FACED/UFRGS. Mestre em Educação pelo PPGEDU/UNISINOS. Especialista em Psicopedagogia/ULBRA. Graduada em Pedagogia, com Habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade Mackenzie/SP. É Pesquisadora e Coordenadora de Ensino na Fundação Municipal de Artes de Montenegro/FUNDARTE. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Educação Teatro e Performance-GETEPE/PPGEDU/FACED/POS; tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, arte, saberes pedagógicos e formação docente. 

Ubyrajara Brasil Dal Bello, UERGS

Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), graduação em Economia pela Universidade Presibiteriana Mackenzie (1981), MBA em Comércio Exterior pela FGV (1994) e mestrado em Administração de Empresas pela Unisinos/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Sua especialização concentra-se nas áreas de estratégia organizacional, marketing, comércio exterior e análise de projetos. Atualmente é professor concursado de Economia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs.

 

Referências

Referências:

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Publicado

30.06.2020

Como Citar

Hummes, J. M., Dal Bello, M. P., & Dal Bello, U. B. (2020). RELEXÕES SOBRE O CONCEITO DE BELO E SUBLIME ESTENDENDO-SE A ARTE CONTEMPORÂNEA. Revista Da FUNDARTE, 41(41). https://doi.org/10.19179/2319-0868.771

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