Estudo sobre a Participação de Estudantes em um Grupo Instrumental
Palavras-chave:
Educação Musical, Grupos Instrumentais, Música na Educação BásicaResumo
O artigo apresenta a pesquisa com um grupo instrumental em uma escola pública municipal em Taquari/RS. Partiu dos questionamentos: Qual o significado da participação dos estudantes em um grupo instrumental? Quais as expectativas dos estudantes que participam desses grupos? Qual a influência da música para estes participantes? Quais as expectativas de estudantes, familiares e comunidade escolar em relação ao grupo? Como ocorre o envolvimento dos familiares dos estudantes? O objetivo foi compreender a importância da participação em um grupo instrumental escolar. Constatou-se a importância da participação no grupo instrumental, apontado por todos investigados. Entende-se que esta pesquisa contribua para construção de políticas públicas para a educação musical nas escolas, bem como para a implementação da legislação que dispõe sobre a inserção da música no Brasil.
Referências
BASTIÃO, Zuraida Abud. Prática de conjunto instrumental na educação básica. Música na Educação Básica, Londrina, v.4, n.4, p. 58-69, novembro de 2012.
BOZZETTO, Adriana. Projetos educativos de famílias e formação musical de crianças e jovens em uma orquestra. Porto Alegre, 2012, 295 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF, 1998.116 p.
BRASIL. Lei nº 11.769 de 16 de agosto de 2008. Altera a Lei n° 9394 de 20 dezembro de 1990 para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília, 2008. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm> Acesso em: 15 set. 2015.
JOLY, Maria Carolina Leme; JOLY, Ilza Zenker Leme. Práticas musicais coletivas: um olhar para a convivência em uma orquestra comunitária. Revista da ABEM, Londrina, v.19, n.26, p. 79-91, jul./ Dez. 2011.
KRAEMER, Rudolf. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico musical. Em Pauta, Porto Alegre, v.11, n. 16/17, p. 50-73, abr./nov. 2000.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MARTINS, Heloísa Helena T.de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa. São Paulo, V. 30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf> Acesso em: 25 ago. 2015.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007. Disponível em: <http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2015.
WOLFFENBÜTTEL. A inserção da música nos projetos político pedagógicos da educação básica. 1ª ed. Curitiba: Editora Prismas, 2014.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.