A HISTÓRIA DA MÚSICA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Bárbara Cecília Sphor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1195

Palabras clave:

Educação musical., Projeto pedagógico., Aspectos histórico-musicais.

Resumen

Esta pesquisa investigou a presença de aspectos históricos e histórico-musicais nos currículos dos cursos de licenciatura em Música de universidades públicas do Rio Grande do Sul. O desenho metodológico incluiu a abordagem qualitativa, a pesquisa documental como método e a coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo. Reconhecendo a variedade de possibilidades de desenvolvimento desta pesquisa e, de acordo com o método utilizado, os dados coletados na investigação foram os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Música. O referencial teórico constituiu-se de teorias do currículo e organização disciplinar (LOPES; MACEDO, 2011); a importância do conhecimento histórico para formação do indivíduo (FONTOURA, 2016); e as dimensões pedagógico-musicais e como elas estão imbricadas às diversas disciplinas, em especial à história e à musicologia (KRAEMER, 2000). Com base nos dados coletados e, à luz do referencial teórico, concluiu-se que os aspectos históricos e histórico-musicais estão presentes nos currículos dos cursos de licenciaturas em música, foco desta investigação. Além disso, observou-se que estes aspectos se apresentam nos componentes curriculares obrigatórios e eletivos/optativos, além de a forma organizacional variar, considerando-se o currículo e a instituição.

Biografía del autor/a

Bárbara Cecília Sphor, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Graduanda em Música: Licenciatura (UERGS). Bacharel em História e graduanda em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Professora Estagiária de Música do Projeto Ação Comunitária da FUNDARTE, onde realiza Oficinas de Violão em diversas escolas no município de Montenegro/RS. É integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (CNPq/UERGS) onde realiza pesquisas na área da Educação Musical. É bolsista de Iniciação Científica (CNPq/UERGS) do projeto de pesquisa A Educação Musical de Ontem e de Hoje: uma Pesquisa Documental na Fundação Municipal de Artes de Montenegro. Foi idealizadora do Projeto de Extensão Do Medievo à Contemporaneidade: uma viagem musical através da história (UERGS). Realizou atividades de Monitoria na disciplina de História da Música II do curso de graduação Música: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Áreas de interesse: Educação, Educação Musical, História, Estudos Culturais.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

Citas

BAUMER, Matthew. A Snapshot of Music History Teaching to Undergraduate Music Majors, 2011–2012: Curricula, Methods, Assessment, and Objectives. Journal of Music History Pedagogy, vol. 5, no. 2, p. 23–47, 2015.

CARMO, Raiana Maciel et al. A pesquisa científica na formação inicial de professores/as: um estudo acerca do curso de licenciatura em artes/habilitação em música da Universidade Estadual de Montes Claros Revista Ciranda, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 117–134, 2021. DOI: 10.46551/259498102021006. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/3899>. Acesso em: 24 maio. 2022.

COSTA, Anne Valeska Lopes da; RIBEIRO, Giann Mendes. Estudos com egressos de Licenciatura em Música: o que revelam as publicações brasileiras. Opus, v. 27 n. 1, p. 1-23, jan/abr. 2021. http://dx.doi.org/10.20504/opus2021a2708 Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021a2708. Acesso em: 24 maio. 2022.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FERREIRA FILHO, João Valter. A disciplina Educação Musical Especial no currículo da Licenciatura em Música da UFCG: um relato de experiência. XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Manaus, 16 a 20 de outubro de 2017. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/congresso2017/cna/paper/viewFile/2696/1488>. Acesso em: 24 maio. 2022.

FONTOURA, Antônio. Teoria da história. Curitiba: InterSaberes, 2016.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza. Em Pauta, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, abr./nov., p. 50-73, 2000.

LIMA, Flavia Albano de. Os cursos de licenciatura em música: sentido, intencionalidade e funcionalidade na educação brasileira. 2017. 103 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em:<https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20072>. Acesso em: 24 maio. 2022.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: FAPERJ.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.

SCHMIDT, Beatriz Woeltje. A percussão nos cursos de Licenciatura em Música: currículo e formação docente. XXX Congresso da ANPPOM, Manaus, 2020. Disponível em: <http://anppomcongressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/viewFile/22/12>. Acesso em: 24 maio. 2022.

SOARES, Valéria Garcia. O ensino de regência para o Curso Licenciatura na Escola de Música da UFRJ: observações através do currículo vigente para o Curso de Licenciatura em Música (2009). XXVII Congresso da ANPPOM, Campinas, 2017.

TOLEDO, Diego Silva; OLIVEIRA, Luis Felipe. O ensino de harmonia nos cursos de música das instituições públicas de ensino superior da região Centro-Oeste. XXVI Congresso da ANPPOM, Belo Horizonte, 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico de Curso Graduação em Música: Licenciatura. Montenegro, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Pelotas, 2021. Disponível em: <https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/2300>. Acesso em: 24 maio. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Santa Maria, 2021. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/projeto-pedagogico>. Acesso em: 24 maio. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Bagé, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Porto Alegre, 2004.

Publicado

27/06/2023

Cómo citar

Sphor, B. C., & Wolffenbüttel, C. R. (2023). A HISTÓRIA DA MÚSICA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1195

Artículos similares

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>