LEITURAS DE FRAGMENTOS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Analice Dutra Pillar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tatiana Telch Evalte Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEARTE/UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.922

Palavras-chave:

Ensino da arte, Leitura audiovisual, Videoarte, Educação

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa que buscou analisar criações audiovisuais da arte contemporânea, com foco em videoartes que mostram narrativas diferentes das apresentadas na mídia televisiva. A presença de audiovisuais é cada vez mais intensa em nosso cotidiano e necessitamos aprender a lê-los. A partir dos aportes teóricos e metodológicos da semiótica discursiva e do ensino de artes visuais aborda a leitura como produção e apreensão de efeitos de sentido. Propõe um exercício de leitura da videoarte Fragmentos, apresentando uma análise dessa criação e as significações que um grupo de crianças lhe conferiu. As conclusões apontam a importância de a escola possibilitar leituras dessas produções para uma formação audiovisual de indivíduos críticos.

Biografia do Autor

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo, mestre em Artes pela USP e graduada em Artes Plásticas pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid. É Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE). É Editora-Chefe da Revista GEARTE. Possui publicações na área do Ensino de Artes Visuais. 

Tatiana Telch Evalte, Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEARTE/UFRGS)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFRGS. Atualmente participa de pesquisas na área de leitura audiovisual, semiótica discursiva e formação de professores sob coordenação da professora Drª. Analice Dutra Pillar. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE. Faz pesquisas na área da Semiótica Discursiva, Formação de Professores, Educação Infantil e Literatura Infantil. Participa como Editora no periódico online Revista GEARTE.

Referências

ACASO, María. Esto no son las Torres Gemelas: cómo aprehender a leer la televisión y otras imágenes. Madrid: Catarata, 2006.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda P. da. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FECHINE, Yvana. Contribuições para uma semiotização da montagem. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimento de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 323-370.

HERNANDES, Nilton. Duelo: a publicidade da tartaruga da Brahma na Copa do Mundo. In: LOPES, Ivan C.; HERNANDES, Nilton. (Orgs). Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 227-244.

MÉDOLA, Ana Sílvia. Lógicas de articulação de linguagens no audiovisual. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia. Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 401-419.

NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema III. Planificação e montagem. Covilhã: LabCom, 2010. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/nogueira-manuais_III_planificacao_e_montagem.pdf Acesso em 2 de maio de 2021.

PARENTE, André. Cinema e tecnologia digital. Lumina- Facom/UFJF, v.2, n.1, p.1-17, jan/jun. 1999. Disponível em: http://www.ufjf.br/facom/files/2013/03/R2-Parente-HP.pdf Acesso em 2 de maio de 2021.

RIBEIRO, Regilene A. Sarzi. Entre cinema e vídeo – tensões e interações na videoarte brasileira. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Bauru. SP–03 a 05/07/2013. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-0265-1.pdf Acesso em 7 de abril de 2021.

ROLDÁN, Ángel García. Videoarte en contextos educativos. Granada: Universidad de Granada, 2012. (tesis doctoral)

RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC. 2006.

TUDO SOBRE TV- Glossário letra C. Disponível em: http://www.tudosobretv .com.br/glossa/gloss_c.htm. Acesso em 11 de abril de 2021.

Downloads

Publicado

18.03.2022

Como Citar

Pillar, A. D., & Evalte, T. T. (2022). LEITURAS DE FRAGMENTOS: ANÁLISE DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.922

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.