PIERRÔ E NARUTO EM JÚPITER, NA ESCOLA, NA TV, NO CADERNO

INTERLOCUÇÕES ENTRE AS OBRAS DISCENTES, OS FILMES E OS SÍMBOLOS PRESENTES NO IMAGINÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1172

Palavras-chave:

Arte/Educação. Pierrô. Naruto.

Resumo

A presente pesquisa se foca nos possíveis museus de imagens passadas, como diria Durand apud Pitta (2017), que se erguem constantemente em interlocuções estabelecidas nas aulas de Arte entre o contexto do audiovisual e as materialidades, sendo aqui escolhidas a figura icônica do Pierrô e do Naruto (Animação). Compondo um campo, uma arquitetura e uma geografia intrinsecamente existenciais. As obras que se criam nas aulas de Arte manifestam a incessante deambulação de imagens advindas de um rico imaginário, em busca de viver na realidade através da fisicalização de memórias consolidadas a partir das experiências significativas dos pequenos, jovens e adultos artistas. Diante disso, objetiva-se por salientar ao leitor a importância da construção de portfólios fotográficos e de olhares sensíveis do Arte/Educador à luz dos estudos de Gilbert Durand e Morin sobre essas atividades, bem como no saber acolher e dialogar com seus contextos em que diariamente os trazem e partilham nas aulas.

Biografia do Autor

Analine, UFPB

Mestranda em Artes Visuais pela UFPB / UFPE, especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UNINTER) e Recursos Humanos para a Educação (FAFIRE). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, em exercício provisório no IFB / Campus Brasília, Membro do Grupo Interdisciplinar Imaginário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE):analine.santos@olinda.ifpe.edu.br ou analine.santos@ifb.edu.br

Isac Chateauneuf, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, com Bolsa Institucional por Mérito Acadêmico e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Brasil (CAPES). Possui Mestrado (2020) em Comunicação Audiovisual com pesquisa sobre a animação Naruto na sala de aula e especialização em Neurociências aplicada a Educação (2018) pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialização em Arte/Educação: teoria e prática (2015) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e graduação em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes (2013). Arte/Educador na Prefeitura do município de São Paulo, trabalhando com crianças e jovens do Fundamental I e II desde 2014. Conhecimentos básicos em órgão eletrônico, teclado e Violino. Atua no componente Arte com ênfase em pesquisa nos temas História da Arte/Educação Modernista e Pós-modernista e sua interlocução com a comunicação audiovisual, Arte na Educação Escolar, Animações, desenhos e pintura infanto-juvenis feitas nas aulas de Arte. Atualmente, também participa do grupo de estudos de professores ativos na educação paulista, com reflexões e publicações de livros sobre Arte/educação e Educação em geral no sistema escolar contemporâneo. Direciona e organiza os livros pela Editora Livro Alternativo. Criador e autor principal dos textos da Coluna Catalog Art: Naveg Ações de Estudantes da revista Primeira Evolução, onde publica desenhos e pinturas de estudantes do fundamental I com reflexões teóricas diversas.

Referências

ARAÚJO, Alberto Filipe; ARAÚJO, José Machado. Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de Pinóquio. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], p. 35–56, 2014.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BERGALA, Alain. Mais où je suis ? Territoires inconnus. Saint-Etienne, France : Actes Sud, 2007.

BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade de Barcelona, Espanha: 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de Símbolos. Editora Morais. São Paulo, 1984.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números) 5 ed.- Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.

HILLMAN, James. Uma investigação sobre a imagem. Tradução de Gustavo Barcellos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. (Coleção Reflexões Junguianas) Título original: An inquiry into image: and other essays.

MORIN, Edgard. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. Tradução de Luciano Loprete. São Paulo: Editora É Realizações, 2014.

MUNSTERBERG, Hugo. A memória e a imaginação. 1970. In A experiência do cinema. XAVIER, Ismail (Org). 1ªed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

PITTA, Danielle Perin Rocha. Imaginário serial: compartilhamento de arquétipos. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 27-40, 2017a. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.134370

______________________PITTA, Danielle Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. 2. ed. Curitiba: CRV, 2017b.

SANCHEZ TEIXEIRA, Maria Cecília. Pedagogia do imaginário e função imaginante: redefinindo o sentido da educação. Olhar de Professor. [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.9.1461

WUNENBURGER, Jean-Jacques. O Imaginário. Trad. Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2007.

Downloads

Publicado

27.03.2023

Como Citar

Inês de Carvalho Santos, A., & Chateauneuf, I. (2023). PIERRÔ E NARUTO EM JÚPITER, NA ESCOLA, NA TV, NO CADERNO: INTERLOCUÇÕES ENTRE AS OBRAS DISCENTES, OS FILMES E OS SÍMBOLOS PRESENTES NO IMAGINÁRIO . Revista Da FUNDARTE, 53(53). https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1172

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.