PIERRÔ E NARUTO EM JÚPITER, NA ESCOLA, NA TV, NO CADERNO

INTERLOCUÇÕES ENTRE AS OBRAS DISCENTES, OS FILMES E OS SÍMBOLOS PRESENTES NO IMAGINÁRIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1172

Palabras clave:

Art/Education. Pierrô. Naruto.

Resumen

This research focuses on the possible museums of past images, as Durand apud Pitta (2017), which are constantly raised in interlocutions established in art classes between the context of audiovisual and materialities, being chosen here the iconic figure of Pierrot and Naruto (Animation). Composing an intrinsically existential field, architecture and geography. The works that are created in art classes manifest the incessant wandering of images from a rich imaginary, in search of living in reality through the physicalisation of memories consolidated from the significant experiences of small, young and adult artists. Therefore, the objective is to emphasize to the reader the importance of building photographic portfolios and sensitive views of Art/ Educator in the light of the studies of Gilbert Durand and Morin on these activities, as well as knowing how to welcome and dialogue with their contexts in which they daily bring and share in class.

Biografía del autor/a

Analine Inês de Carvalho Santos, UFPB

Mestranda em Artes Visuais pela UFPB / UFPE, especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UNINTER) e Recursos Humanos para a Educação (FAFIRE). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, em exercício provisório no IFB / Campus Brasília, Membro do Grupo Interdisciplinar Imaginário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE):analine.santos@olinda.ifpe.edu.br ou analine.santos@ifb.edu.br

Isac Chateauneuf, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, com Bolsa Institucional por Mérito Acadêmico e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Brasil (CAPES). Possui Mestrado (2020) em Comunicação Audiovisual com pesquisa sobre a animação Naruto na sala de aula e especialização em Neurociências aplicada a Educação (2018) pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialização em Arte/Educação: teoria e prática (2015) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e graduação em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes (2013). Arte/Educador na Prefeitura do município de São Paulo, trabalhando com crianças e jovens do Fundamental I e II desde 2014. Conhecimentos básicos em órgão eletrônico, teclado e Violino. Atua no componente Arte com ênfase em pesquisa nos temas História da Arte/Educação Modernista e Pós-modernista e sua interlocução com a comunicação audiovisual, Arte na Educação Escolar, Animações, desenhos e pintura infanto-juvenis feitas nas aulas de Arte. Atualmente, também participa do grupo de estudos de professores ativos na educação paulista, com reflexões e publicações de livros sobre Arte/educação e Educação em geral no sistema escolar contemporâneo. Direciona e organiza os livros pela Editora Livro Alternativo. Criador e autor principal dos textos da Coluna Catalog Art: Naveg Ações de Estudantes da revista Primeira Evolução, onde publica desenhos e pinturas de estudantes do fundamental I com reflexões teóricas diversas.

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WUNENBURGER, Jean-Jacques. O Imaginário. Trad. Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2007.

Publicado

27/03/2023

Cómo citar

Inês de Carvalho Santos, A., & Chateauneuf, I. (2023). PIERRÔ E NARUTO EM JÚPITER, NA ESCOLA, NA TV, NO CADERNO: INTERLOCUÇÕES ENTRE AS OBRAS DISCENTES, OS FILMES E OS SÍMBOLOS PRESENTES NO IMAGINÁRIO . Revista Da FUNDARTE, 53(53). https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1172

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