POSSIBILIDADES PARA A MÚSICA NA ESCOLA

REVISITANDO AS CATEGORIAS DE ALLAN MERRIAM

Autores

  • Júlia Maria Hummes FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1246

Palavras-chave:

funções do ensino de música; funções da música; educação musical escolar.

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a fundamentação teórica de meu trabalho de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (HUMMES, 2004), que trata das funções do ensino de música nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, e cabe ser revisitado pela recente implantação da Lei 11.769 de 2008, que torna o ensino de música obrigatório em toda a Educação Básica. Num primeiro momento, são revisadas as categorias de Allan Merriam e alguns autores que as utilizaram em seus trabalhos de investigação e, nas considerações finais trago algumas sugestões para os Educadores Musicais em serviço.

 

Biografia do Autor

Júlia Maria Hummes, FUNDARTE

Possui mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e Diretora Executiva da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente com os seguintes temas: piano, teoria da música, apreciação musical e produção artística. É autora dos Referenciais Curriculares de Música do Rio Grande do Sul. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). É Editora-Chefe da Revista da FUNDARTE. Atualmente também participa como Delegada da no Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.
Link: http://lattes.cnpq.br/5297425546599174

Referências

ARAÚJO, R. O ensino da música nas séries iniciais das escolas municipais de Curitiba. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados, Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Tuiuti, Curitiba, 2001.

BEYER, E. O formal e o informal na Educação Musical: o caso da educação infantil. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUL,4., 2001,Santa Maria. Anais... Santa Maria: Imprensa Universitária – UFSM, 2001.

BRESLER, L. Traditions and change across the arts: case studies of arts education. International Journal of Music Education, n. 27,1996.

CAMPBELL, P. S. Songs in their heads . New York: Oxford University Press, 1998.

DEL BEN, L. Ouvir-ver música: novos modos de vivenciar e falar sobre música. In: SOUZA, J. (Org). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: PPG-Música/UFRGS, 2000.

DEL BEN, L.; HENTSCHKE, L. Educação musical escolar: uma investigação a partir das concepções e ações de três professoras de música. Revista da ABEM Porto Alegre, n. 7, 2002.

DUARTE, M. A. Objetos musicais como objetos de representação social: produtos e processos da construção do significado musical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, 2002.

FREIRE, V. L. B. Música e sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música. Porto Alegre: ABEM, 1992. (Série Teses 1).

______. Música, globalização e currículos. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 8., 1999, Curitiba. Anais... Curitiba: ABEM, 1999.

FUKS, R. O discurso do silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros, 1991. (Série Música e Cultura, v. 1).

GIFFORD, E. F. An Australian rationale for music education revisited: a discussion on the role of music in the curriculum. British Joumal of Music Education, v. 5, n. 2, p. 115-140, 1988.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HUMMES, J. M.. As funções do ensino de música, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de Montenegro/RS.Dissertação (Mestrado em Educação

Musical)–Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

HUMMES, J. M.. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.11, p.17-36, setembro 2004.

IBAÑES, T. Representaciones sociales: teoria y método. In: IBAÑES, T. Ideologías de la vida cotidiana. Barcelona: Sendai, 1988.

MERRIAM, A. O. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.

PÉREZ GÓMEZ, A.I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: Sacristán, J.G. Compreender e transformar o ensino. 4ª edição. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Lições do Rio Grande: livro do professor. Caderno pedagógico da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias de 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, destinado ao professor. (Música: Júlia Maria Hummes)

SOUZA, J. Funções e objetivos da aula de música visto e revisto através da literatura dos anos trinta. Revista da ABEM, n. 1, 1992.

________.(org). Música cotidiano e educação. Porto Alegre: PPG-Música, 2000.

SOUZA, J. et. AL. O que faz a música na escola? Porto AlegreAlegre: PPG-Música, 2002.

SWANWICK,K. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Hummes, J. M. . (2023). POSSIBILIDADES PARA A MÚSICA NA ESCOLA: REVISITANDO AS CATEGORIAS DE ALLAN MERRIAM. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1246

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>