POSSIBILIDADES PARA A MÚSICA NA ESCOLA
REVISITANDO AS CATEGORIAS DE ALLAN MERRIAM
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1246Palavras-chave:
funções do ensino de música; funções da música; educação musical escolar.Resumo
O presente artigo é uma reflexão sobre a fundamentação teórica de meu trabalho de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (HUMMES, 2004), que trata das funções do ensino de música nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, e cabe ser revisitado pela recente implantação da Lei 11.769 de 2008, que torna o ensino de música obrigatório em toda a Educação Básica. Num primeiro momento, são revisadas as categorias de Allan Merriam e alguns autores que as utilizaram em seus trabalhos de investigação e, nas considerações finais trago algumas sugestões para os Educadores Musicais em serviço.
Referências
ARAÚJO, R. O ensino da música nas séries iniciais das escolas municipais de Curitiba. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados, Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Tuiuti, Curitiba, 2001.
BEYER, E. O formal e o informal na Educação Musical: o caso da educação infantil. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM SUL,4., 2001,Santa Maria. Anais... Santa Maria: Imprensa Universitária – UFSM, 2001.
BRESLER, L. Traditions and change across the arts: case studies of arts education. International Journal of Music Education, n. 27,1996.
CAMPBELL, P. S. Songs in their heads . New York: Oxford University Press, 1998.
DEL BEN, L. Ouvir-ver música: novos modos de vivenciar e falar sobre música. In: SOUZA, J. (Org). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: PPG-Música/UFRGS, 2000.
DEL BEN, L.; HENTSCHKE, L. Educação musical escolar: uma investigação a partir das concepções e ações de três professoras de música. Revista da ABEM Porto Alegre, n. 7, 2002.
DUARTE, M. A. Objetos musicais como objetos de representação social: produtos e processos da construção do significado musical. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, 2002.
FREIRE, V. L. B. Música e sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música. Porto Alegre: ABEM, 1992. (Série Teses 1).
______. Música, globalização e currículos. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 8., 1999, Curitiba. Anais... Curitiba: ABEM, 1999.
FUKS, R. O discurso do silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros, 1991. (Série Música e Cultura, v. 1).
GIFFORD, E. F. An Australian rationale for music education revisited: a discussion on the role of music in the curriculum. British Joumal of Music Education, v. 5, n. 2, p. 115-140, 1988.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
HUMMES, J. M.. As funções do ensino de música, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de Montenegro/RS.Dissertação (Mestrado em Educação
Musical)–Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
HUMMES, J. M.. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, n.11, p.17-36, setembro 2004.
IBAÑES, T. Representaciones sociales: teoria y método. In: IBAÑES, T. Ideologías de la vida cotidiana. Barcelona: Sendai, 1988.
MERRIAM, A. O. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.
PÉREZ GÓMEZ, A.I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: Sacristán, J.G. Compreender e transformar o ensino. 4ª edição. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Lições do Rio Grande: livro do professor. Caderno pedagógico da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias de 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, destinado ao professor. (Música: Júlia Maria Hummes)
SOUZA, J. Funções e objetivos da aula de música visto e revisto através da literatura dos anos trinta. Revista da ABEM, n. 1, 1992.
________.(org). Música cotidiano e educação. Porto Alegre: PPG-Música, 2000.
SOUZA, J. et. AL. O que faz a música na escola? Porto AlegreAlegre: PPG-Música, 2002.
SWANWICK,K. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlia Maria Hummes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.