POSSIBILIDADES PARA A MÚSICA NA ESCOLA

REVISITANDO AS CATEGORIAS DE ALLAN MERRIAM

Autores/as

  • Júlia Maria Hummes FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1246

Palabras clave:

funções do ensino de música; funções da música; educação musical escolar.

Resumen

O presente artigo é uma reflexão sobre a fundamentação teórica de meu trabalho de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (HUMMES, 2004), que trata das funções do ensino de música nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, e cabe ser revisitado pela recente implantação da Lei 11.769 de 2008, que torna o ensino de música obrigatório em toda a Educação Básica. Num primeiro momento, são revisadas as categorias de Allan Merriam e alguns autores que as utilizaram em seus trabalhos de investigação e, nas considerações finais trago algumas sugestões para os Educadores Musicais em serviço.

 

Biografía del autor/a

Júlia Maria Hummes, FUNDARTE

Possui mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e Diretora Executiva da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente com os seguintes temas: piano, teoria da música, apreciação musical e produção artística. É autora dos Referenciais Curriculares de Música do Rio Grande do Sul. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). É Editora-Chefe da Revista da FUNDARTE. Atualmente também participa como Delegada da no Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.
Link: http://lattes.cnpq.br/5297425546599174

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Publicado

07/06/2023

Cómo citar

Hummes, J. M. . (2023). POSSIBILIDADES PARA A MÚSICA NA ESCOLA: REVISITANDO AS CATEGORIAS DE ALLAN MERRIAM. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1246

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