POSSIBILIDADES PARA A MÚSICA NA ESCOLA

REVISITANDO AS CATEGORIAS DE ALLAN MERRIAM

Autores

  • Júlia Maria Hummes FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1246

Palavras-chave:

funções do ensino de música; funções da música; educação musical escolar.

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a fundamentação teórica de meu trabalho de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (HUMMES, 2004), que trata das funções do ensino de música nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, e cabe ser revisitado pela recente implantação da Lei 11.769 de 2008, que torna o ensino de música obrigatório em toda a Educação Básica. Num primeiro momento, são revisadas as categorias de Allan Merriam e alguns autores que as utilizaram em seus trabalhos de investigação e, nas considerações finais trago algumas sugestões para os Educadores Musicais em serviço.

 

Biografia do Autor

Júlia Maria Hummes, FUNDARTE

Possui mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e Diretora Executiva da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente com os seguintes temas: piano, teoria da música, apreciação musical e produção artística. É autora dos Referenciais Curriculares de Música do Rio Grande do Sul. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). É Editora-Chefe da Revista da FUNDARTE. Atualmente também participa como Delegada da no Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.
Link: http://lattes.cnpq.br/5297425546599174

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Publicado

07.06.2023

Como Citar

Hummes, J. M. . (2023). POSSIBILIDADES PARA A MÚSICA NA ESCOLA: REVISITANDO AS CATEGORIAS DE ALLAN MERRIAM. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1246

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