A improvisação musical como possibilidade de construção de concepções de tempo e espaço na música
Palavras-chave:
Improvisação musical, educação musical, construção de conhecimento musical.Resumo
Neste artigo, num primeiro momento, são apresentados alguns autores que investigam a cognição musical, posteriormente falo sobre a construção do espaço e do tempo na perspectiva de Piaget e Inhelder, mostrando analogias na área musical. No final, o texto traz um breve relato sobre a construção de uma improvisação musical. Trago uma reflexão sobre a construção da linguagem musical realizada através da análise de um trabalho de improvisação musical, com uma jovem de onze anos, em situação não formal de aula. O texto aborda o tema que se relaciona com a construção do conhecimento musical numa perspectiva piagetiana, mais especificamente à construção do espaço e do tempo e ao conhecimento musical.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.