O MOVIMENTO DANÇADO E(M) ESPAÇOS URBANOS

NOVAS CONFIGURAÇÕES ARTÍTICO-PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA, JUNTO AO GRUPO DE DANÇA DA UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1132

Palavras-chave:

Docência Artística, Movimento Dançado, Pesquisa de Escuta

Resumo

Neste artigo, sendo ele resultado final das vivências no componente curricular Estágio à Docência IV, pretendo explanar como aconteceram meus processos artístico-pedagógicos com o Grupo de Dança da UFRN (GDUFRN). Ao longo do semestre 2021.2, dediquei-me a observar as aulas, acompanhar as dinâmicas corporais e vivenciar o cotidiano do GDUFRN, bem como estruturar aulas com base na temática da Dança em Espaços Urbanos. As interações com os espaços desaguaram em movimentos dançados e ocorreram por meio de estímulos dados aos intérpretes-criadores. Para tanto, fez-se necessário investir na Pesquisa de Escuta (NUNES, 2020), sendo este um procedimento metodológico teórico-prático de pesquisas em artes, que visa a observância de si, a saber suas individualidades no ato dançado. Por fim, ergueu-se tripés de interlocução entre processos criativos e(m) espaços urbanos, consciência corporal e seus movimentos.

Biografia do Autor

João Vítor Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

João Vítor Mulato é artista-docente interdisciplinar. Possui graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), Licenciatura em Teatro e Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida (UFRN) e Especialização em Ensino de Teatro (IFRN). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGArC UFRN). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAC UDESC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3721151240251862. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3066-6623. E-mail: joaovitormulatto@gmail.com

Referências

CLARO, Edson. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional / Edson Claro – São Paulo : E. Claro, 1988.

LABAN, Rudolf. Modem Educational Dance. London: Mac Donald and Evans, 1948.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LABAN, Rudolf. L´arte del movimento. Macerata: Ephemeria, 1999.

NUNES, J. V. F.; NUNES, S. M. Dança diaspórica: (des)ocupações como elementos de interação. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 22, p. 117-132, 2019. DOI: 10.5965/2358092521222019117. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2358092521222019117. Acesso em: 16 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2358092521222019117

NUNES, João Vítor Ferreira. ESCUTAR, ESCREVER E ENCENAR: INTERSECÇÕES ENTRE HISTÓRIAS ORAIS E DANÇA PERFORMÁTICA. In: GUARATO, Rafael; MARQUES, Roberta; CADÚS, Eugênia (Org.) Memórias e Histórias da Dança Por Vir. – Salvador / ANDA, 2020, p. 412-425.

NUNES, João Vítor Ferreira; GALVAO, Thaíse. DANÇANDO EM PARES, CONECTADAS: UMA PROPOSTA ARTÍSTICA PARA ALÉM DA UNIVERSIDADE. In: Anais do 17º Seminário Internacional “Concepções Contemporâneas em Dança”; org. Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz. – Belo Horizonte: UFMG, 2021, p. 176-184.

NUNES, João Vítor Ferreira. EM BUSCA DA CONSCIÊNCIA DO CORPO: PRIMEIROS MOVIMENTOS. In: Resumos do 10º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/CAC/USP/ organização: Adão Freire Monteiro [et al]. São Paulo: PPGAC/CAC/ECA/USP, 2022. v.1, n.1, p.132-134.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Circularidades e aquiescência do sentir: para pensar a dança e a educação. In: NÓBREGA, Terezinha (Org.). Estesia: corpo e fenomenologia em movimento. São Paulo: Liber Ars, 2018.

SILVA, S. Cosmodança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-19, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19168. Acesso em: 22 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0209

Publicado

14.12.2022

Como Citar

Nunes, J. V. F. (2022). O MOVIMENTO DANÇADO E(M) ESPAÇOS URBANOS: NOVAS CONFIGURAÇÕES ARTÍTICO-PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA, JUNTO AO GRUPO DE DANÇA DA UFRN. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1132

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.