CANTANDO PARA O BEBÊ ANTES DE SEU NASCIMENTO

RELATOS DE MÃES SOBRE SUAS PRÁTICAS MUSICAIS NA GESTAÇÃO

Autores

  • Fabiane Araujo Chaves Universidade Estadual do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3299-0304
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1225

Palavras-chave:

Música, Educação Musical, Bebês

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou as práticas musicais na gestação, a partir dos relatos de mães participantes do projeto “Vivências Musicais para Bebês e Famílias”, ocorrido na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Teve a abordagem qualitativa como metodologia e a pesquisa documental como método, sendo analisados os relatos das mães participantes. Os fundamentos teóricos incluíram conceitos de Educação e Educação Musical, com ênfase na cognição e na percepção musical na infância, particularmente com bebês. Como resultados, identificou-se que as principais canções entoadas durante a gestação foram infantis e religiosas. Percebeu-se que os bebês, no ventre materno, reagiram às canções, e que não são passivos a essas práticas, realizadas principalmente antes do adormecimento.

Biografia do Autor

Fabiane Araujo Chaves, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Psicóloga (UNISUL/SC), Licenciada em Pedagogia (UNICNEC/RS) e Mestre em Educação (UERGS). É especialista em Educação Musical (UERGS), Educação Inclusiva (UDESC), e em Ludopedagogia e Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAVENI). Está cursando Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pela Cognitivo. Tem experiência como Educadora Social, onde atuou no Programa Aprendiz, ministrando aula para adolescentes. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica em uma Associação de Cegos, realizando intervenções, reuniões, palestras e outras atividades relacionadas a deficiência visual e atuou com inclusão escolar de estudantes do Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Osório. Faz parte do grupo de Pesquisa "Educação Musical: diferentes tempos e espaços" (GRUPEM), registrado no CNPq, vinculado à UERGS e do grupo de estudos sobre "Educação Inclusiva" (Laboratório de Educação Inclusiva - UDESC). Atualmente trabalha como Professora de Educação Infantil, Psicóloga Clínica, e prestando assessoria em pesquisas acadêmicas, com atendimentos presenciais e online. 

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

Referências

BEYER, Esther. Cante, bebê, que eu estou ouvindo: do surgimento do balbucio musical. In: BEYER, E. O som e a criatividade: reflexões sobre experiências musicais. Santa Maria: Editora UFSM, 2005.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1999.

BROOCK, Angelita Maria Vander. Curso de musicalização para bebês da UFBA. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 18., 2007. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2007. v. 18. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/educacao_musical/edmus_AMVBroock.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.

CARVALHO, Eduarda; JUSTO, João. O Bebê e a Voz Materna: a Primeira Sonata Opus Uterus. São Paulo: Instituto Langage, 2021. Disponível em: https://institutolangage.com.br/loja/livros/o-bebe-e-a-voz-materna/. Acesso em: 19 abr. 2023.

CARVALHO, Maria Eduarda Salgado. O mundo sonoro pré-natal. In: RORIGUES, H.; RODRIGUES, P. F. (org.). Ecos de Opus Tutti. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. p. 173–186.

CHANG, Hsing-Chi et al. The effects of music listening on psychosocial stress and maternal-fetal attachment during pregnancy. Complementary therapies in medicine, v. 23, n. 4, p. 509–515, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ctim.2015.05.002

FACHIN, Odilia. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues. A construção do vínculo afetivo mãe-filho na gestação. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, v. 14, n. 8, p. 1–17, 2010.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 14, n. 50, p. 27–38, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100003

GORDON, Edwin E. et al. Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.

ILARI, Beatriz. A música e o desenvolvimento da mente no início da vida: investigação, fatos e mitos. Revista eletrônica de musicologia, v. 9, 2005. Disponível em: http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv9-1/ilari.html. Acesso em: 20 abr. 2021.

ILARI, Beatriz. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, v. 10, n. 7, p. 83–90, 2002.

JABER, Maíra dos Santos. O bebê e a música: sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/26/dissert/817223.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

JOSEPH, Rhawn. Fetal brain behavior and cognitive development. Developmental review, v. 20, n. 1, p. 81–98, 2000. DOI: https://doi.org/10.1006/drev.1999.0486

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 50–73, 2000.

MARTINS, Janaina Trasel. Canto pré-natal: alquimias sonoras para gestantes. ouvirOUver, v. 13, n. 2, p. 630–643, 31 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV21-v13n2a2017-20

MAYDANA, Celina Vettore; BRASIL, Maria de Fátima Machado. Pré-natal – música – amamentação. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 12., 2003. Anais do XII Encontro Anual da ABEM. Florianópolis: ABEM, 2003. v. 12, p. 135–138. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2006.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7–32, 1999.

MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2010. p. 269–279.

OLIVEIRA, Danilo Cesar Guanais de et al. A criança e a música: as implicações da música no desenvolvimento intelectual e emotivo infantil entre zero e dois anos. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 2006. Anais do XV Encontro Anual da ABEM. João Pessoa: ABEM, 2006. p. 740–742. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2006.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

PARIZZI, Betânia; RODRIGUES, Helena. O bebê e a música. São Paulo: Instituto Langage, 2020.

PEREIRA, Vinícius Carlos; BROOCK, Angelita Maria Vander. O bebê, a música e a infância: A música no ambiente familiar. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 2021. Anais do XXV Congresso Nacional da ABEM. on-line: ABEM, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/971/public/971-4224-1-PB.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

PICCININI, Cesar Augusto et al. Expectativas e sentimentos da gestante em relação ao seu bebê. Psicologia: Teoria e pesquisa, v. 20, n. 3, p. 223–232, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000300003

SOUZA-DIAS, Therezinha Gomes de. Considerações sobre o psiquismo do feto. São Paulo: Escuta, 1996.

SUASSUNA, Ana Maria Vilar. Psiquismo fetal. In: SUASSUNA, A. M. V. De Feto a Herdeiro: A Transmissão Psíquica entre Gerações e o Psiquismo Fetal. Curitiba: Honoris Causa, 2011. p. 253–264.

TABARRO, Camila Sotilo et al. Efeito da música no trabalho de parto e no recém-nascido. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 2, p. 445–452, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000200029

WELCH, Graham F.; PRETI, Costanza. O canto como comunicação interpessoal e intrapessoal. Orfeu, v. 3, n. 1, p. 197–229, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530403012018197

WILHEIM, Joanna. O que é psicologia pré-natal. São Paulo: Brasiliense, 1992.

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Canções para embalar o sono: uma pesquisa sobre os acalantos. In: MARQUES, Cláudia de Araújo; OLIVEIRA, Renato Gonçalves de (Orgs.). Processos educacionais e artísticos da performance musical [recurso eletrônico]: uma prática com propósito. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, p. 199-209, 2019. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.19919281118

ZAEYEN, Eduardo. A audição do bebê. In: MOREIRA, M. E. L. et al. (org.). Quando a vida começa diferente: o bebê e sua família na UTI neonatal. Coleção criança, mulher e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 131–140.

Downloads

Publicado

31.08.2023

Como Citar

Chaves, F. A., & Wolffenbüttel, C. R. (2023). CANTANDO PARA O BEBÊ ANTES DE SEU NASCIMENTO: RELATOS DE MÃES SOBRE SUAS PRÁTICAS MUSICAIS NA GESTAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–28. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1225

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>