Leitura de partituras musicais: uma pesquisa-ação sobre os processos de ensino e aprendizagem

Autores/as

  • Bruno Felix da Costa Almeida Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palabras clave:

Música, educação musical, leitura de partituras musicais.

Resumen

Este texto apresenta os resultados da pesquisa que objetivou refletir sobre a ação docente do professor/educador musical, aliada aos conceitos sobre história, história da música, educação musical, psicopedagogia musical e neurociência, estabelecidos, a priori, à realização da investigação-ação sobre o processo de ensino-aprendizagem de leitura de partituras musicais, por parte de jovens estudantes. A pesquisa contou com o envolvimento de dez alunos com idades entre 9 e 13 anos. Todo o trabalho foi realizado a partir da inserção dos autores deste texto em uma escola pública municipal da cidade de Montenegro, parceira da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados desta pesquisa apontam para a pertinência dos processos de ensino e aprendizagem de partituras musicais, bem como da importância da adequação dos mesmos ao serem desenvolvidos trabalhos com a faixa etária investigada.

Publicado

31/12/2015

Cómo citar

Almeida, B. F. da C., & Wolffenbüttel, C. R. (2015). Leitura de partituras musicais: uma pesquisa-ação sobre os processos de ensino e aprendizagem. Revista Da FUNDARTE, (30), P. 48–72. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/321

Artículos similares

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>