A FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UNIDOCENTES A PARTIR DO CURSO “EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES”
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1257Palabras clave:
Educação Musical, Formação Continuada, UnidocênciaResumen
O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar a motivação das participantes de um curso de Educação Musical para a busca de formação continuada na área e investigar as repercussões que o curso pode ter gerado na sua formação pedagógico-musical. A abordagem foi qualitativa e a pesquisa documental. As fontes de análise foram dois questionários enviados às cursistas. A análise dos dados apontou que a motivação ocorreu devido à necessidade de qualificação na área, às concepções de Educação Infantil e de Educação Musical, às relações pessoais com a Música e por outras formações que já participaram. As repercussões se apresentaram na confiança para trabalhar com a Música, assim como no conhecimento das teorias e a relação das mesmas com as propostas práticas.
Citas
AQUINO, Thaís Lobosque. A música na formação inicial do pedagogo: embates e contradições em cursos regulares de Pedagogia da região Centro – Oeste. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17, 2008 São Paulo. Anais [...]. São Paulo: 2008, p. 1-9.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, resolução nº 2 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 06 fev. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial, Brasília, DF, 11 mai. 2016. Seção 1, p. 42. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/115500193/dou-secao-1-11-05-2016-pg-42/pdfView. Acesso em: 28 de junho de 2016.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação Musical e pedagogia: mapeamento e Anais da ABEM (2001-2011). In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-15.
BELLOCHIO, Claudia Ribeiro; WEBER, Vanessa; SOUZA, Zelmielen Adornes. Música e unidocência: pensando a formação e as práticas de professores de referência. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 205-221, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p205-221
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Cai, cai balão… Entre a formação e as práticas musicais em sala de aula: discutindo algumas questões com professoras não especialistas em música. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, out. 2009.
BELLOCHIO, Cláudia R.; SOUZA, Zelmielen A. S. Professor de referência e unidocência: pensando modos de ser na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro (Org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 13-35.
BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CORREA, Aruna Noal. O processo músico-formativo do unidocente na Pedagogia/UFSM. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17, 2008 São Paulo. Anais [...]. São Paulo: 2008, p. 1-7.
CORREA, Aruna N.; BELLOCHIO, Cláudia R. A educação musical na formação de unidocentes: um estudo com as oficinas do “Programa LEM: Tocar e Cantar”. Revista da ABEM, v. 16, n. 20, p. 53-62, 2008.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A preparação musical de professores generalistas no Brasil. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 55-61, set. 2004.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade?. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 79-96, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p79-96
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5-41, dez. 2002.
FURQUIM, Alexandra Silva dos Santos. A formação musical em cursos de pedagogia: o contexto das universidades públicas do RS. In: Reunião da ANPED-SUL, 8, 2010, Itajaí. Anais [...] Santa Catarina: UEL, 2010, p. 1-17.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, p.50-73, abr./nov. 2000.
KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem (Org.). Expressão musical na Educação Infantil. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf. Acesso em: 06 fev. 2021.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2012.
SCHROEDER, Sílvia Cordeiro Nassif. A música na formação do pedagogo: uma experiência na USP/RP. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 18, 2009, Londrina. Anais [...]. Paraná: UEL, 2009. p. 222-228.
SCHWAN, Ivan Carlos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; AHMAD, Laila Azize Souto. Pedagogia e Música: um mapeamento nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical e nas revistas da ABEM entre 2008 e 2017. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 115-138, Jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2018b4107
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 1-24, Jan./Fev./Mar./Abr. 2000.
WEBER, Vanessa. BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A importância das crenças de autoeficácia para o ensino de música no contexto da unidocência. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18, 2018, Santa Maria. Anais [...]. Rio Grande do Sul: UFSM, 2018. p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e043
WERLE, Kelly; BELLOCHIO, Cláudia R. A produção científica focalizada na relação professores não-especialistas em música e educação musical: um mapeamento de produções da Abem. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, p. 29-39, set. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Carolina Cardoso da Silva Rosa, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.