A FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UNIDOCENTES A PARTIR DO CURSO “EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES”

Authors

  • Carolina Cardoso da Silva Rosa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-7204-7292

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1257

Keywords:

Music Education, Continuing Training, Unitedness

Abstract

The article is the result of research that aimed to identify the motivation of participants in a Music Education course to seek continuing education in the area and to investigate the repercussions that the course may have generated in their pedagogical-musical training. The approach was qualitative and documentary research. The analysis sources were two questionnaires sent to the course participants. Data analysis pointed out that the motivation was due to the need for qualification in the area, the concepts of Early Childhood Education and Music Education, personal relationships with Music and other formations that they had already participated in. The repercussions appeared in the confidence to work with Music, as well as in the knowledge of theories and their relationship with practical proposals.

Author Biographies

Carolina Cardoso da Silva Rosa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, especialista em Educação Musical para professores da Educação Básica pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e aluna do Mestrado Profissional em Educação, linha 2 - Arte em Contextos Educacionais, do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED, também pela UERGS. Atua como professora contratada na rede municipal de ensino de Joinville - SC, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também já atuou como professora de Educação Infantil e na Secretaria de Educação do município de São Leopoldo - RS.

 

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, RS/Brasil

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

References

AQUINO, Thaís Lobosque. A música na formação inicial do pedagogo: embates e contradições em cursos regulares de Pedagogia da região Centro – Oeste. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17, 2008 São Paulo. Anais [...]. São Paulo: 2008, p. 1-9.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, resolução nº 2 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 06 fev. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial, Brasília, DF, 11 mai. 2016. Seção 1, p. 42. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/115500193/dou-secao-1-11-05-2016-pg-42/pdfView. Acesso em: 28 de junho de 2016.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação Musical e pedagogia: mapeamento e Anais da ABEM (2001-2011). In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-15.

BELLOCHIO, Claudia Ribeiro; WEBER, Vanessa; SOUZA, Zelmielen Adornes. Música e unidocência: pensando a formação e as práticas de professores de referência. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 205-221, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p205-221

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Cai, cai balão… Entre a formação e as práticas musicais em sala de aula: discutindo algumas questões com professoras não especialistas em música. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, out. 2009.

BELLOCHIO, Cláudia R.; SOUZA, Zelmielen A. S. Professor de referência e unidocência: pensando modos de ser na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro (Org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 13-35.

BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CORREA, Aruna Noal. O processo músico-formativo do unidocente na Pedagogia/UFSM. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17, 2008 São Paulo. Anais [...]. São Paulo: 2008, p. 1-7.

CORREA, Aruna N.; BELLOCHIO, Cláudia R. A educação musical na formação de unidocentes: um estudo com as oficinas do “Programa LEM: Tocar e Cantar”. Revista da ABEM, v. 16, n. 20, p. 53-62, 2008.

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A preparação musical de professores generalistas no Brasil. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 55-61, set. 2004.

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade?. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 79-96, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p79-96

FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5-41, dez. 2002.

FURQUIM, Alexandra Silva dos Santos. A formação musical em cursos de pedagogia: o contexto das universidades públicas do RS. In: Reunião da ANPED-SUL, 8, 2010, Itajaí. Anais [...] Santa Catarina: UEL, 2010, p. 1-17.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, p.50-73, abr./nov. 2000.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem (Org.). Expressão musical na Educação Infantil. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NÓVOA, Antonio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf. Acesso em: 06 fev. 2021.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2012.

SCHROEDER, Sílvia Cordeiro Nassif. A música na formação do pedagogo: uma experiência na USP/RP. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 18, 2009, Londrina. Anais [...]. Paraná: UEL, 2009. p. 222-228.

SCHWAN, Ivan Carlos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; AHMAD, Laila Azize Souto. Pedagogia e Música: um mapeamento nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical e nas revistas da ABEM entre 2008 e 2017. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 115-138, Jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM2018b4107

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 1-24, Jan./Fev./Mar./Abr. 2000.

WEBER, Vanessa. BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A importância das crenças de autoeficácia para o ensino de música no contexto da unidocência. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18, 2018, Santa Maria. Anais [...]. Rio Grande do Sul: UFSM, 2018. p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e043

WERLE, Kelly; BELLOCHIO, Cláudia R. A produção científica focalizada na relação professores não-especialistas em música e educação musical: um mapeamento de produções da Abem. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, p. 29-39, set. 2009.

Published

04/12/2023

How to Cite

Cardoso da Silva Rosa, C., & Wolffenbüttel, C. R. (2023). A FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UNIDOCENTES A PARTIR DO CURSO “EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES”. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1257. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1257

Similar Articles

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>