Formação e propostas pedagógicas para o ensino da dança no balé popular do Tocantins

Autores/as

  • Webiston da Silva Gloria Universidade Federal do Tocantins
  • Diego Ebling do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.690

Palabras clave:

Formação em dança. Metodologia de ensino da dança. Dança na escola.

Resumen

O Balé Popular do Tocantins é um grupo de dança que vem realizando diversos trabalhos artísticos dentro das escolas estaduais de Palmas/TO. O objetivo deste estudo é investigar a formação dos professores e as metodologias utilizadas para o ensino da dança no BPT. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes do projeto. Como resultado percebemos que todos os professores tiveram contato com a dança em suas formações acadêmicas e investiram em sua formação como professores(as) e artistas. Também observamos que o trabalho no BPT é fisicamente desgastante, porém os resultados, aos olhos dos professores, são muito positivos. Concluímos que o BPT é uma oportunidade de profissionalização gratuita e de qualidade na área da dança.

Biografía del autor/a

Webiston da Silva Gloria, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área da dança e das lutas.

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Diego Ebling do Nascimento é professor, pesquisador e extensionista em Dança e Educação Física da Universidade Federal do Tocantins. Doutorando em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Mestre e graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (UGF); em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa (ITOP).

Citas

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Publicado

06/12/2019

Cómo citar

Gloria, W. da S., & do Nascimento, D. E. (2019). Formação e propostas pedagógicas para o ensino da dança no balé popular do Tocantins. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.89–104. https://doi.org/10.19179/2319-0868.690

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