PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DE MOVIMENTO NAS AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL

Autores

  • Fellipe Santos Resende Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
  • Suzane Weber da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.656

Palavras-chave:

Dança contemporânea. Princípios organizativos. Eva Schul.

Resumo

Este artigo busca apresentar alguns dos princípios organizativos de movimento que estruturam as aulas de dança contemporânea de Eva Schul. A presença regular dos autores como bailarinos-observadores no ambiente da sala de aula foi muito importante para a construção e identificação dos materiais da pesquisa. A abordagem metodológica contou com diário de campo, registros foto e videográficos e entrevista semiestruturada. As estratégias de descrição e contextualização imagética foram usadas para delinear e dar corpo aos princípios, dentre os quais destacamos dois neste artigo: o estudo do peso e do esforço mínimo, e o estudo do fluxo e da qualidade de fluência.

Biografia do Autor

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Dança, Licenciando em Dança (UFRGS). Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Suzane Weber da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e professora associada no Departamento de Arte Dramática (UFRGS). Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal (Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano e Bacharel em Interpretação Teatral (UFRGS).

Referências

BRENNAN, M.A. Every little movement has a meaning all its own – Movement analysis in dance research. In: FRALEIGH, S.H.(Ed.); HANSTEIN, P.(Ed.). Researching dance: Evolving modes of inquiry. University of Pittsburgh Press, 1999.

CAMBRIDGE DICTIONARY. Cambridge University Press. Disponível em http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/swing. Acesso em 13/08/2017, 22:20h.

DANTAS, M.F. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 1999.

____________. A pesquisa em dança não deve afastar o pesquisador da experiência da dança: reflexões sobre escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança. Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. 7, n. 13-14, 2007.

____________. Eva Schul: uma vida para reinventar a dança moderna e contemporânea. In: SÃO PAULO. SECRETARIA DE CULTURA. Figuras da Dança: Eva Schul. São Paulo: Governo do Estado de SP, 2013.

FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª ed. Annablume, 2006.

FITT, S.S. Dance Kinesiology. 2th ed. Schirmer Cengage Learning, 1996.

FRANCK, C. Dança Moderna: movimentos fundamentais organizados segundo os princípios da técnica de Martha Graham. Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

HAAS, J.G. Anatomia da Dança. Barueri, SP: Manole, 2012.

HACKNEY, P. Making connections: Total body integration through Bartenieff fundamentals. 5th ed. Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203214299

HAMILTON, N.; WEIMAR, W.; LUTTGENS, K. Cinesiologia - Teoria e Prática do Movimento Humano. 12ª ed. Guanabara Koogan, 2013.

LABAN, R.V. Domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

LESTE, T.R. Dança: modos de estar – princípios organizativos em dança contemporânea. Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.

SCHUL, E. Entrevista concedida a [Autor]. Porto Alegre/RS, 16 de Agosto de 2017.

SOARES, A.C.M. Raqs el Jaci/Dança de Jaci: hibridação por antropofagia entre a dança do ventre e a poética de Eva Schul. (Dissertação) Mestrado em Artes Cênicas. Instituto de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.

SUQUET, A. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

Resende, F. S., & da Silva, S. W. (2019). PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DE MOVIMENTO NAS AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE EVA SCHUL. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 317–338. https://doi.org/10.19179/2319-0868.656

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.