DANÇA, IDENTIDADES E CONTRACONDUTA DA CRIAÇÃO
Palavras-chave:
dança. criação. identidades. contraconduta.Resumo
Este texto discute as identidades na dança e pensa como a alteridade pode ser trabalhada no exercício da contraconduta da criação coreográfica. O objetivo é problematizar os diferentes comportamentos e regras de etiqueta que atravessam os estilos dessa arte a partir das enunciações escritas numa disciplina da graduação de dança. A metodologia de pesquisa é de inspiração foucaultiana e, portanto, envolve uma descrição dos procedimentos da produção de dados, sua análise, assim como suas trocas de rumo. A partir dos resultados, reflete-se sobre construção de identidades e seus movimentos, estabelecendo relações com as ideias de alteridade e contraconduta da criação.Referências
ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance. 2ª edição. Pennington, EUA: A Dance Horizons Book, 1992.
FISCHER, Rosa Maria B. Foucault e a análise do discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa (CEDES). [online]. 2001, vol. 114, n. 197-223. In: http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf , consultado em 01/08/ 2009.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia, a história. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos II. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: FOUCAULT. Ditos e escritos IV. Estratégia poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FOUCAULT, Michel. O cuidado com a verdade. In: FOUCAULT. Ditos e escritos V. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. Modificações. In: FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. 13ª edição.Rio de Janeiro: Graal, 2009.
GIACOMONI, Marcello P.; VARGAS, Anderson Z. Foucault, a arqueologia do saber e a formação discursiva. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/. Acesso em 01 jan. 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v.9, n.2, p.04-27, jul./dez.2011. Disponível em file:///C:/Users/Home/Downloads/2444-9901-1-PB.pdf . Acesso em 17/11/2015.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
NEGRINI, Airton. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: TRIVIÑOS, Augusto N.; NETO, Vicente M. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2ª edição. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 61-93.
REVEL, Judith. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 11ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Mito, moda e os videoclipes. In: ______ (org.). O corpo representado: mídia, arte e produção de sentidos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. p. 17-32.
VALLE, Flavia Pilla do. Contraconduta da criação: um estudo com alunos da graduação em dança. Porto Alegre: UFRGS, 2012. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000875331&loc=2013&l=e0b2dd903c06f0a4 . Acesso em 02/12/2015.
VALLE, Flavia P.; ICLE, Gilberto. Contraconduta como criação: jogos de enunciações na e sobre a dança. Repertório. Salvador, nº 23, p. 145-156, 2014/2. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/12765/9039 . Acesso em 17/11/2015.
VALLE, Flavia Pilla do. A dança e a trama dos discursos: posicionamentos sobre a forma de ser em danças. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO/ SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO, 6 / 3, 2015, Canoas. Anais do 6° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação/ 3°Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação. Canoas: ULBRA, 2015. p.1-11. Disponível em: http://www.sbece.com.br/resources/anais/3/1428602274_ARQUIVO_2015-04-09_SBECE_Trabalhocompleto.pdf . Acesso em 08/12/2015.
VEIGA- NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.