LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS CONVIVIAIS: DA PESQUISA EM TEATRO AOS QUINTAIS DA CIDADE

Autores/as

  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Natália Perosa Soldera Université Laval (UL - Canadá).

Palabras clave:

Práticas de Criação Cênica, Experiência docente, Intervenções Cênicas.

Resumen

O presente artigo discute possibilidades de horizontalidade e flexibilização de lideranças em práticas de criação cênica. As questões apresentadas se originam de articulações entre estudos realizados em pesquisa de mestrado e em experiência docente das autoras e a criação de Os Quintais de Porto Alegre, um circuito de intervenções cênicas realizado em prédios históricos da cidade de Porto Alegre no ano de 2015. 

Biografía del autor/a

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria.

Natália Perosa Soldera, Université Laval (UL - Canadá).

Doutoranda na Université Laval (UL).

Citas

ALBRIGHT, Ann Cooper. Caindo na memória. In: Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Organização Marta Isaacsson (Coordenação); Clóvis Dias Massa; Mirna Spritzer; Suzane Weber da Silva. Editora AGE: Porto Alegre, 2013, p. 49-67.

BERSELLI, Marcia. Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato. 2014. 207 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

DUBATTI, Jorge. Cartografía Teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.

ISAACSSON, Marta. Cena multimídia, poéticas tecnológicas e efeitos intermediais. In: PEREIRA, A., ISAACSSON, M. e TORRES, W. L. (orgs.). Cena, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2012, p. 85 - 99.

MUNDIM, Ana Carolina. A composição em tempo real: um lugar de convívio artístico, político e afetivo. In: Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2012, p. 99/117.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. [Tradução de Cássia Raquel da Silveira]. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SOLDERA, Natália. O processo de composição da cena a partir da noção de intermedialidade. 2015. 189 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1989.

WORTH, L.; POYNOR, H. Anna Halprin. London: Routledge performance pratictioners, 2004, 196 p.

Publicado

20/12/2017

Cómo citar

Berselli, M., & Perosa Soldera, N. (2017). LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS CONVIVIAIS: DA PESQUISA EM TEATRO AOS QUINTAIS DA CIDADE. Revista Da FUNDARTE, 34(34), 64–77. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/453

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a